in

Na calada da noite, Globo apaga passado de Faustão na emissora e esclarece: ‘Isso acontece por várias questões’

Todos os episódios do Domingão do Faustão foram apagados do Globoplay, serviço de streaming da emissora.

GLOBO / O GLOBO

Fausto Silva, um dos apresentadores de televisão mais amados do Brasil, surpreendeu os telespectadores quando deixou de fazer parte do elenco da Globo, em junho de 2021, encerrando uma parceria de mais de 30 anos.

Publicidade

No início do ano, o artista já tinha anunciado que não renovaria o seu contrato na emissora. Após ser noticiado que o apresentador estava fechando com a Band para 2022, a Globo resolveu afastar Fausto do programa Domingão do Faustão, sem sequer uma despedida do líder de audiência.

Meses após o ocorrido, a Globo tomou outra atitude a respeito de Faustão, que demonstra claramente que a relação entre ambas as partes não terminou de maneira amistosa. Todos os programas do apresentador sumiram do catálogo do Globoplay, de uma hora para outra, sem qualquer aviso.

Publicidade

A Globo mantinha em seu acervo os programas Domingão do Faustão, na íntegra, desde 2013. A partir desta segunda-feira (13/12) somente pequenos trechos da atração podem ser vistos na plataforma de streaming da emissora.

Publicidade

Essa prática de apagar o acervo não é comum na Globoplay, já que programas antigos, como o “Esquenta”, continuam a disposição do público. Até o “Programa do Jô”, extinto há cinco anos, está no catálogo com programas em sua íntegra.

Publicidade

Após ser questionado pelo site Notícias da TV, os representantes da Globoplay disseram que vários programas são despublicados da plataforma após seis meses. “Isso acontece por várias questões, como direitos, padrões de consumo e custos de armazenamento“, diz parte da nota, que afirma que programas como o The Voice também tiveram suas íntegras apagadas. Curiosamente, o The Voice era apresentado por Tiago Leifert, que também saiu da emissora nesse ano.

Publicidade

Escrito por Jean Marangoni

Influenciador digital responsável pelas páginas 'Mussum Sinceris' nas redes sociais, trabalho também com jornalismo online há 3 anos. Para sugestões entre em contato: jeanmarangoni@gmail.com