in

Mal súbito, gastroenterite e parada cardíaca: sintomas e prevenção das patologias sofridas por Mila Moreira

Mila Moreira faleceu na madrugada desta segunda-feira (6), estando internada no Rio de Janeiro.

Reprodução/TV Globo

A atriz Mila Moreira faleceu na madrugada desta segunda-feira (6), no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. A causa do falecimento não foi divulgada pela família, mas a jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, apurou que a atriz sofreu um mal súbito, gastroenterite e parada cardíaca antes de vir a óbito.

Publicidade

O mal súbito é uma doença que pode ser relacionado a diversas causas, que vão desde a desidratação, até casos mais graves, como Acidente Vascular Cerebral, arritmias cardíacas, aneurismas ou infartos.

Mal súbito

Os principais sintomas são dor no peito, falta de ar, fraqueza, palpitações, desmaio, dificuldade ou perda da capacidade de se comunicar, escurecimento da visão, perda de equilíbrio e intensa dor de cabeça.

Publicidade

A prevenção do mal súbito pode ser extensa, uma vez que há várias causas para ele acontecer. Dentre as mais indicadas é a frequente realização de check-up médico, atividades físicas, procurar ajuda imediatamente a qualquer sinal diferente, manter uma alimentação saudável, além de dormir bem. Contudo, mesmo tomando todos os cuidados para manter a saúde em dia, o mal súbito pode acontecer a pessoas aparentemente bem.

Publicidade

Gastroenterite

A gastroenterite é uma inflamação que atinge o revestimento do estômago e do intestino grosso e delgado, podendo ser infecciosa em muitos casos. Os sintomas mais comuns são náuseas, cólicas abdominais, vômitos e diarreia, podendo ainda apresentar mal-estar, mialgias e prostração.

Publicidade

O tratamento para essa patologia é a reidratação, bem como o uso de agentes antidiarreicos – caso houver suspeita de infecção, podendo ser indicado também o uso de antibióticos. Como toda doença intestinal, essa pode ser prevenida com uma alimentação saudável, além de haver duas vacinas contra o rotavírus.

Parada cardíaca

A parada cardíaca é a cessão das atividades mecânicas do coração, o que finaliza a distribuição do sangue para o resto do corpo, ou seja, o coração deixa de irradiar sangue para órgãos vitais, resultando na morte.

Os sinais e sintomas mais comuns são um período em que pode ocorrer deterioração, como respiração rápida e superficial; mas a súbita acontece sem qualquer sinal ou aviso prévio. Essa patologia pode ser prevenida com o controle do peso, prática de exercícios físicos, controle da hipertensão; além de diminuir a quantidade de açúcar e de sal no preparo dos alimentos.

Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .