in

Globo, que vem perdendo direitos de transmissão, é investigada por monopólio no futebol

Emissora está na mira do Cade e investigação aberta em 2019 foi renovada para 2022.

Reprodução SporTV

A Globo está sendo investigada por monopólio nos direitos de transmissão do futebol brasileiro. Historicamente, a emissora carioca sempre transmitiu as principais competições. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) prorrogou investigação contra a empresa da família Marinho até 2022.

Publicidade

A informação foi divulgada pelo site Notícias da TV. Desde abril, o Cade não tocava no assunto. O coordenador-técnico do órgão governamental, Felipe Neiva Mundim, assina nota técnica em que afirma que o material da investigação é complexo e a análise precisa ser minuciosa.

A superintendência-geral do Cade aprovou a renovação das investigações contra a maior emissora do Brasil. “Decido pela prorrogação do presente Inquérito Administrativo”, informou o Cade. A investigação foi iniciada em 2019. Naquela época, a Globo detinha os direitos de transmissão de praticamente todas as competições. Hoje, a realidade da emissora é um pouco diferente.

Publicidade

Globo tem perdido direitos de transmissão

Desde o ano passado, o SBT exibe a Copa Libertadores da América, após a Globo devolver os direitos para a Conmebol em 2020, em meio a pandemia do coronavírus. As perdas da maior emissora do Brasil não param por aí. Ainda no ano passado, o SBT transmitiu a Copa América. 

Publicidade

Neste ano, a emissora de Galvão Bueno perdeu os direitos de dois estaduais. No Rio de Janeiro, a Record TV adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Carioca no biênio 2021-2022. Em São Paulo, o canal de Edir Macedo impôs outra derrota à Globo e adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Paulista em TV aberta por cinco anos.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!