in

Cistite de lua de mel: o que é e o que causa inflamação que a cantora Anitta tem

Artista revelou em conversa com Sabrina Sato que sofre de cistite de lua de mel.

Instagram Anitta / Reprodução MD Saúde

A cantora Anitta conversou com a apresentadora Sabrina Sato, no YouTube, e falou sobre um problema de saúde que a acompanha: a cistite de lua de mel, conhecida popularmente como cistite pós-coito. Mas, afinal de contas, o que é e o que causa este problema?

Publicidade

A cistite de lua de mel é uma inflamação. Os órgãos acometidos por ela são a bexiga e a uretra. O quadro se desenvolve após a relação sexual, quando bactérias que estão no canal intestinal ou vaginal se deslocam para a uretra, causando a inflamação.

A ginecologista Mariana Viza, em entrevista ao G1, afirmou que a cistite também pode se desenvolver de outras formas. A bactéria E. Coli, da flora intestinal e principal causadora da cistite, pode também estar alocada na flora vaginal. Neste caso, a mulher pode ter cistite mesmo sem a relação.

Publicidade

Sintomas da cistite de lua de mel

Para a mulher que nunca teve ou não sabe se tem cistite de lua de mel, é importante ficar atenta aos sintomas. Os principais são desejo repentino de urinar, mesmo quando a bexiga está vazia, e ardor. Os casos mais graves de cistite de lua de mel podem apresentar dor abdominal, além de febre.

Publicidade

Homem também pode ter cistite, mas os casos entre as pessoas do sexo masculino são menos frequentes. A explicação é simples: os homens têm uretra mais longa que as mulheres. Enquanto nos homens ela mede 12 centímetros, nas mulheres mede apenas 5. Este tamanho faz toda a diferença. O tratamento da cistite é feito com orientação médica. Normalmente, são usados antibióticos.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!