in

Bolsonaro quer decretar fim da TV Globo muito em breve, diz jornalista

De acordo com site, presidente pretende não renovar concessão do canal em 2023 e caso repercute na mídia.

Pedro Ladeira/Folhapress

Uma informação publicada no site Diário do Centro do Mundo, alinhado à ala antibolsonarista da política, tem repercutido na imprensa. De acordo com o portal, o presidente Jair Bolsonaro não vai renovar a concessão de radiodifusão da TV Globo, autorização dada pelo governo federal para a permanência da transmissão de canais de televisão e de rádio no Brasil. A denúncia diz que, caso o suposto desejo de Bolsonaro se concretize, a Globo poderia ser extinta como foi TV Tupi. 

Publicidade

O texto foi assinado pelo editor Daniel César no DCM e compartilhado por outros portais de notícias, como o Terra. O presidente estaria desconsiderando o fato de que a Constituição Federal determina que o Congresso Nacional participe do processo de negativa de renovação da concessão da emissora. 

Bolsonaro tem perdido seu eleitorado, conforme apontam as pesquisas de opinião mais recentes. Na disputa presidencial, ele perderia para o ex-presidente Lula, caso as eleições acontecessem neste ano. 

Publicidade

Site diz que Bolsonaro não quer renovar concessão da Globo

Segundo as informações divulgadas pelo portal, o que se sabe é que um parlamentar bolsonarista afirmou ser da vontade de Jair Bolsonaro não renovar com a Globo em 2022. O deputado teria afirmado que o presidente quer que a Globo não tenha a concessão em 2023. A fonte é anônima.

Publicidade

Em teoria, o presidente não poderia agir dessa maneira, já que precisa de quórum no Congresso Nacional para confirmar a decisão do decreto. Cabe perceber que a Globo também tem muita influência política em todos os estados, cujos donos de afiliadas são parlamentares. Além disso, a emissora é uma das maiores do mundo e uma grande vitrine para qualquer pessoa.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Tadeu Goulart

Assuntos chocantes, novidades da televisão, famosos e política: tudo você encontra aqui.