in

Lembra da novela Uga Uga? Sucesso de audiência na Globo nunca foi reprisado, mas motivo vem à tona

Apesar de ser uma das maiores audiências do século, Uga Uga nunca foi reprisada pela emissora carioca.

(Reprodução/TV Globo)

.A novela Uga Uga foi muito popular no Brasil no início do século, tornando-se um verdadeiro fenômeno de audiência. Escrita pelo autor Carlos Lombardi, a trama angariou uma legião de fãs, contando, em sua trajetória, com a incrível marca de 37,8 pontos de audiência em média.

Publicidade

Contudo, apesar da fama, a trama protagonizada por Claudio Heinrich e Vivianne Pasmanter nunca foi ao ar novamente para relembrar os bons e velhos momentos do divertido folhetim.

Sedento por investigar as possíveis causas para o arquivamento de Uga Uga, o portal NaTelinha foi atrás da história que explicasse as razões para o terceiro maior Ibope do século não retornar às telinhas da Rede Globo.

Publicidade

Uga Uga esquecido pela Rede Globo?

Buscando entender os motivos para Uga Uga nunca ter voltado à televisão pelo Vale a Pena Ver de Novo ou ainda no canal Viva, o portal, enfim descobriu as razões para a novela ser “esquecida” na emissora carioca: um empecilho judicial.

Publicidade

A trama era considerada o grande nome do horário das 19h, entrando no ar em 2000, mesmo ano de Laços de Família, de Manoel Carlos, com quem disputava bravamente a liderança da programação. Entretanto, ambas as novelas sofreram nas mãos do juiz Siro Darlam, que considerava proibir o trabalho de atores mirins e queria impedir que a trama de Manoel Carlos fosse exibida antes das 21h. 

Publicidade

A guerra, então, já estava travada, e a decisão respingou em Uga Uga, que sofreu com as proibições judiciais. Apesar da pouca presença de crianças na trama, Lombardi lembra que, ainda assim, foi um empecilho. 

Ao final, a novela foi encerrada em janeiro do ano seguinte, sem maiores problemas durante sua finalização. No entanto, sofreu com um grande problema anos mais tardes. Isso porque Uga Uga foi reclassificada por Siro Darlam, perdendo o selo Livre, e tendo sua exibição proibida no horário do Vale a Pena Ver de Novo, por conta da classificação para maiores de 14 anos. Além disso, com o passar do tempo, a história do folhetim começou a “envelhecer”, o que tornou inviável qualquer reexibição.

Publicidade