in

Câncer de jornalista da Globo é um dos que mais matam mulheres; Prevenção é simples

Anúncio foi dado ao vivo durante a programação de telejornal.

Reconstrução Mamária / Reprodução

A apresentadora Lilian Ribeiro emocionou seus colegas de Globonews ao anunciar uma notícia a respeito de sua saúde. Em uma transmissão ao vivo, vestindo um lenço na cabeça, ela esclareceu porque estava usando o acessório especialmente naquele dia. A jornalista falou que está tratando um câncer de mama, descoberto em outubro de 2021.

Publicidade

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer da população feminina. No Brasil, apenas na região norte o câncer de colo de útero que supera as estatísticas. 

A profissional da Globo decidiu abrir sua situação para o Brasil a fim de conscientizar outras mulheres que podem ser vítimas da doença a buscarem tratamento e prevenirem o câncer. Lilian demonstrou que está lidando com a situação com força, mesmo não sendo fácil para ela.

Publicidade

“Seguimos em frente”, destacou a jornalista durante o programa 

Publicidade

Lilian Ribeiro revela que está com câncer de mama e emociona colegas da Globonews

O anúncio aconteceu durante a transmissão ao vivo do programa ‘Em pauta’, exibido na Globonews. Em sua fala, Lilian disse que as pessoas deveriam estar estranhando que ela tenha escolhido usar um lenço na cabeça, ao invés de mostrar seus cabelos pretos.

Publicidade

A doença foi descoberta por Lilian Ribeiro no dia 1º de outubro deste ano. Ela afirmou que é difícil passar pelo tratamento, mas que está se cuidando. Lilian disse que está tendo reações aos medicamentos da quimioterapia, por isso, perdeu seus cabelos.

Foi possível ver os colegas de Lilian emocionados no telão do programa, que mostra, ao vivo, jornalistas de outros estados do Brasil. Flávia Oliveira, Gerson Camarotti, Sandra Coutinho, Mônica Waldvoguel, Demétrio Magnoli e André Trigueiro deram força para a amiga.

Prevenção ao câncer de mama é necessária

De acordo com o Inca, o câncer de mama pode ser fatal. Contudo, algumas atitudes podem reduzir os riscos da descoberta tardia da doença. O instituto relata que 30% dos casos são evitados por medidas simples. 

Dentre as ações que podem ser tomadas, a prática de atividades física colabora para a saúde da mulher. Além disso, é preciso evitar o consumo de bebidas alcoólicas e, quando engravidar, amamentar o bebê para estimular as mamas. O tabagismo ativo e passivo contribuem para o desenvolvimento da doença.

Publicidade

Escrito por Tadeu Goulart

Assuntos chocantes, novidades da televisão, famosos e política: tudo você encontra aqui.