in

Império: fracasso de audiência, novela encerra nesta sexta (5); relembre reprises com péssimo desempenho

Em reta final, Império tem reta final com audiência baixa e uma das piores desde Babilônia, em 2015.

(Divulgação/TV Globo/Fotomontagem/Mateus Guimarães)

A novela Império caminha para seus últimos capítulos com um registro de audiência abaixo do que normalmente a faixa de horário nobre costuma marcar. Na primeira quinzena de outubro, com um mês para terminar a trama, o folhetim obteve o seu pior índice semanal, com 27.7 pontos marcados.

Publicidade

O curioso é que, costumeiramente, a Rede Globo vê a audiência de suas produções se elevarem na reta final. A um mês do final, por exemplo, A Dona do Pedaço marcou 40.3, já Fina Estampa marcou 34.3, enquanto Amor de Mãe, por exemplo, chegou a atingir 32.2 pontos.

A título de curiosidade, Império tem os piores índices desde Babilônia, que, em 2015, marcou somente 26.5 de média com um mês para o capítulo final. Outras tramas que também eram novidades na grade de programação decepcionaram, como O Sétimo Guardião, que teve 29.7 pontos, Velho Chico, que contou com 29.3, e, por fim, a Lei do Amor, com 28.8. 

Publicidade

Reprises que fracassaram na Rede Globo

Por se tratar de uma reprise, é muito comum que o público perca o interesse, uma vez que trata-se de uma trama já exibida. Outras tentativas de reprises, inclusive, não agradaram aos telespectadores. É o que acontece muitas vezes no horário do Vale a Pena Ver de Novo, espaço vespertino destinado à reprise de tramas de sucesso da Rede Globo. No entanto, nem todas voltam com o mesmo sucesso do passado.

Publicidade

É o exemplo de TiTiTi, que marcou 7,6 pontos no horário, vendo sua sucessora, O Clone, explodir a audiência nas tardes da Globo logo na sua estreia. Contudo, poderia ser pior, como o que aconteceu com Roda de Fogo, sucesso de 1986, que, ao ser reprisada em 1990, sofreu um corte de 144 capítulos em função da baixa audiência.

Publicidade

Outra novela que acabou perdendo o prestígio na reexibição foi Roque Santeiro, de 1985, e voltou às telinhas em 2001, mas sem o mesmo sucesso, perdendo para o seriado Chaves, do SBT, no mesmo horário.

Popular na época de sua exibição em 1999, Terra Nostra ouviu críticas durante sua reaparição, em 2004, quando perdia para as novelas mexicanas de Silvio Santos na faixa da tarde.

Exemplos de sucesso da faixa nobre da Rede Globo, Belíssima e Celebridade viram os números caírem na faixa da tarde e não repetiram o mesmo sucesso da sua exibição original.

Publicidade