in

Morre autor Gilberto Braga, aos 75 anos; relembre trabalhos inesquecíveis

Relembre trabalhos inesquecíveis de Gilberto Braga, que morreu aos 75 anos.

Divulgação / DOL

O Brasil perdeu um de seus maiores autores de novelas de todos os tempos. Morreu nesta terça-feira (26) o autor Gilberto Braga, aos 75 anos. Ele é dono de sucessos icônicos da teledramaturgia brasileira, como Vale Tudo, Celebridade e Paraíso Tropical.

Publicidade

O sobrinho dele, Bernardo Araújo, conta que o tio estava internado no Hospital Copa Star desde a sexta-feira (22), no Rio de Janeiro. Ele sofreu uma perfuração no esôfago e, há alguns anos, lutava contra vários problemas na saúde.

Gilberto Braga passou por uma cirurgia na coluna, uma hidrocefalia e outro procedimento cirúrgico no coração. O autor estava apresentando dificuldades para andar. Segundo Araújo, o tio foi internado no hospital na semana passada e lá foi constatada uma infecção generalizada.

Publicidade

Trabalhos inesquecíveis de Gilberto Braga

O autor iniciou na TV Globo em 1972, com uma adaptação de A Dama das Camélias. A primeira novela aconteceu dois anos depois, com Corrida de Ouro. Já seu primeiro sucesso aconteceu em 1976, com Escrava Isaura.

Publicidade

No ano de 1978, ele estreou no horário nobre com Danci’n Days. Sua primeira minissérie foi em 1986, com Anos Dourados. Gilberto Braga é consagrado como o dono de vilões inesquecíveis. Em Vale Tudo, de 1988, criou Odete Roitman, que foi vivida por Beatriz Segall. Foi nessa trama que aconteceu a famosa pergunta que tomou conta do Brasil: “Quem Matou Odete Roitman?”.

Publicidade

Em Celebridade, que foi ao ar em 2003, o país foi apresentado à ardilosa Laura Prudente da Costa, vivida por Claudia Abreu. Na novela Paraíso Tropical, de 2007, Camila Pitanga deu vida a “vilã” Bebel, que se tornou amada pelo público, por conta de seu carisma.

Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .