in

Dentista das celebridades, Paulo Antonioli responde cinco perguntas sobre as lentes de contato dental

Famoso dentista revela os cuidados específicos antes e durante o tratamento

Divulgação

Não são somente os famosos que estão em busca de um sorriso mais perfeito. É crescente o número de pessoas que buscam profissionais para saber informações sobre as lentes de contato dental. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), entre 2015 e 2019 os gastos com procedimentos odontológicos estéticos triplicaram, bem como o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial da realização de mudanças odontológicas.

Publicidade

Apesar da rapidez com que o procedimento pode transformar um sorriso, é preciso ter cuidado com as contraindicações das lentes de contato dentárias, em especial porque elas não substituem tratamentos como o aparelho ortodôntico e o clareamento dental. Conhecido como o dentista das celebridades, Paulo Antonioli responde cinco perguntas mais frequentes para quem ainda tem dúvidas sobre o procedimento.

Dr. Paulo Antonioli, existe alguma contraindicação para o uso das lentes de contato dental?

A contraindicação seria mais os casos de desalinhamentos muito graves e um problema de saúde muito grave. Em geral, não existem contraindicações. É um tratamento bem tranquilo. 

Publicidade

Quais os cuidados específicos antes e durante o tratamento?

Tanto antes como depois, o paciente tem que ter uma boa higienização. A higiene é fundamental. Em segundo lugar é evitar alimentos que não são da nossa dieta como ossos, doces muito duros ou abrir embalagens que podem fraturar não só as lentes como os dentes.

Publicidade

É preciso utilizar as lentes em todos os dentes para resultados marcantes e harmônicos?

A lente de contato pode ser feita em um único dente, mas geralmente quando as pessoas buscam esse tratamento, elas querem uma alteração grande, uma alteração de sorriso maior e você acaba fazendo uns 10 ou 12 laminados por arcada dentárias para corrigir tamanho, forma anatomia. Você acaba também escolhendo a cor que quiser e aí as pessoas fazem 10 ou 16 laminados. Dá para fazer 6, 4 ou 1.

Publicidade

Existe a necessidade de se redobrar os cuidados para o sucesso do tratamento? Quais?

Não existe a necessidade de redobrar os cuidados. Basta ter os cuidados que teria mesmo sem as lentes porque ela tem a mesma resistência de um esmalte dentário. Claro que existem pessoas que não são tão cuidadosas e aí nós lembramos de algumas recomendações para que essa pessoa não perca o tratamento.

As facetas e lâminas em porcelana podem alterar de cor com o passar do tempo?

Não. Não há alteração de cor.

Publicidade