in

Morre de linfoma ator Caike Luna; sintomas, prevenção e tratamento da mesma doença que afetou também Reynaldo Gianecchini e Edson Celulari

Ator foi vítima da mesma doença que afetou Reynaldo Gianecchini e Edson Celulari.

Reprodução/TV Globo / Minuto Enfermagem

Na manhã deste domingo (3), morreu o ator e humorista Caike Luna, vítima de Linfoma Não-Hodgkin. O ator estava tratando da doença desde o mês de abril deste ano, quando informou em suas redes sociais o início de uma série de tratamentos. Essa doença é a mesma que afetou os atores Reynaldo Gianecchini e Edson Celulari.

Publicidade

O Linfoma Não-Hodgkin é um tipo de câncer que origina nas células do sistema linfático, se espalhando pelo corpo humano de maneira não ordenada. Até o momento já foram diagnosticados mais de 20 tipos diferentes da doença.

A prevenção desse tipo de câncer é o mesmo para a prevenção de outras doenças semelhantes. Uma dieta rica em frutas e verduras tem o efeito protetor para o desenvolvimento do linfoma. A melhor forma de prevenção é eliminar exposições químicas potencialmente cancerígenas no ambiente de trabalho.

Publicidade

Os primeiros sintomas e sinais da doença são aumento dos linfonodos, os gânglios do pescoço, axilas e/ou virilhas, suor noturno de maneira excessiva, febre, coceira na pele, e perda de peso que apresente mais do que 10% do peso atual, sem qualquer causa aparente.

Publicidade

Para o diagnóstico da doença é imprescindível que o paciente procure um médico assim que surgirem os sintomas, para que sejam feitos exames que determinem o exato tipo de linfoma, esclarecer qual a sua característica e qual o melhor tratamento para o caso apresentado.

Publicidade

A maioria dos linfomas tem tratamentos a partir de quimioterapia e uma associação de imunoterapia e quimioterapia ou radioterapia.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .