in

Vavá, Mário Fofoca e outros: relembre os personagens de Luis Gustavo

Nascido em Gotemburgo, na Suécia, o ator Luis Gustavo deu show em vários papéis inesquecíveis na televisão.

Reprodução TV Globo/Globoplay

Com carreira iniciada nos anos 1950, Luis Gustavo tem uma longa história de sucesso nas telinhas, tendo permanecido no imaginário popular por seus trabalhos em novelas e outras produções de grande sucesso na dramaturgia nacional.

Publicidade

Contratado da TV Globo por décadas, o veterano chamou a atenção do público por seus trabalhos, como o personagem Mário Fofoca, em 1982, na novela Elas por Elas. O personagem ganhou projeção tão grande que conquistou uma série própria, tendo durado 17 episódios, no ano de 1983.

Seu outro papel de grande sucesso foi o Victor Valentim, na primeira versão de Ti Ti Ti, no ano de 1985. Quando a novela ganhou um remake, em 2010, ele reprisou o seu trabalho como Mário Fofoca, numa participação especial para a trama.

Publicidade

Luis Gustavo conseguiu fazer o público gargalhar, por anos, com seu trabalho no programa Sai de Baixo, de 1996 até 2002 – e ganhou episódios inéditos em 2013. A atração fez grande sucesso no formato sitcom, as comédias gravadas com plateia ao vivo. Ele interpretou o inesquecível Vavá.

Publicidade

Últimos trabalhos de Luis Gustavo na TV

Após o término de Sai de Baixo, o veterano trabalhou na novela O Beijo do Vampiro, fez parte dos elencos de Começar de Novo (2004), Alma Gêmea (2005), no remake de O Profeta (2006), em Faça Sua História (2007), na novela Três Irmãs (2008), em Cama de Gato (2009) e em As Cariocas (2010). 

Publicidade

Em 2011, Luis Gustavo interpretou Seu Vidalgo na novela A Vida da Gente, que foi reexibida recentemente no horário das 18h na TV Globo. Em 2012, interpretou o personagem Rômulo, em Malhação. Em 2013, ele viveu Apolônio, em Joia Rara. Voltou às telas em 2016, como o Comendador Eustáquio, em Êta Mundo Bom.

Em 2018, fez sua última participação nas telinhas, também na novela Malhação, desta vez como Heitor Laroche. Em 2019, ele reprisou seu personagem Vavá no cinema, no longa Sai de Baixo – O Filme. Ele se afastou do meio artístico para tratar o problema de saúde que o levou à morte neste domingo (19).

Publicidade
Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.