in

Morre Luis Gustavo; doença que tirou a vida do ator tem diagnóstico simples

O veterano ator da Globo estava lutando contra um câncer no intestino desde o ano de 2018.

Reprodução/TV Globo/GastroLife

O Brasil perdeu um de seus grandes atores neste domingo (19). Através de anúncio nas redes sociais, familiares informaram que Luis Gustavo, de 87 anos, faleceu em decorrência de complicações de um câncer no intestino.

Publicidade

As informações ainda dão conta de que ele estava se tratando contra a doença desde o ano de 2018. Famoso pelo personagem Vavá, em Sai de Baixo, e Victor Valentim na primeira versão de Ti Ti Ti, o ator interpretou personagens em novelas diversas consagradas, como Anjo Mau, Elas por Elas, O Beijo do Vampiro, dentre outras.

O câncer que matou Luis Gustavo

O câncer no intestino é um tumor que inicia com desenvolvimento no intestino grosso e que comumente pode ser prevenida, pois de acordo com estudos, quase sempre a doença se desenvolve através de pólipos, lesões benignas que crescem na parede intestinal. Com a retirada, evita-se a transformação do pólipo em câncer.

Publicidade

Porém, sem um diagnóstico precoce, a doença acaba se desenvolvendo. Existem fatores que contribuem no desenvolvimento da doença. Dentre eles, aparecem alimentação com muita gordura e pouca fibra, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso, idade acima dos 50 anos. 

Publicidade

Dentre os principais sintomas da doença estão alterações no hábito do intestino, o que pode gerar prisão de ventre ou diarreia, surgimento de sangue nas fezes, excesso de idas ao banheiro, dores no abdômen, perda de peso, excesso de cansaço, fraqueza e anemia.

Publicidade

Para descobrir a doença ainda no início, é necessário fazer exames anuais de sangue oculto nas fezes, em pessoas acima de 50 anos. Este exame é considerado simples e um clínico geral pode fazer a solicitação.

Atividade física, alimentação rica em fibras, além de abandonar o tabagismo e o álcool ajudam a reduzir o risco desta doença.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.