in

Império: vai morrer? O mistério por trás da morte de José Alfredo no final da trama

No último capítulo de Império, José Alfredo levará um tiro, mas o mistério carrega o final da trama.

(Reprodução/TV Globo/Fotomontagem/Mateus Guimarães)

Império teve seu final original exibido em 2015. Final este que incomodou vários fãs da novela que tinha José Alfredo (Alexandre Nero), o Comendador, como o centro dos acontecimentos. O triste fim do personagem principal da trama gerou uma grande comoção à época. Com sua reprise especial em 2021, os telespectadores nutrem a esperança de um novo fim para o Comendador.

Publicidade

Como já é de costume nas novelas da Rede Globo, o final original deve se manter e o último capítulo da trama deve seguir os mesmo passos em 2021. Entretanto, como a novela foi exibida há mais de cinco anos, muitos fatos são esquecidos pelo público. Então, como será esse final trágico e misterioso de José Alfredo em Império?

Final de Império é detalhado

Tudo começará quando Lorraine (Dani Barros) for até a casa de Silviano (Othon Bastos). Lá, ela escutará uma conversa entre o mordomo, Maria Marta (Lilia Cabral) e José Pedro (Caio Blat). É neste momento que o filho mais novo de Zé faz revelações surpreendentes: ele afirma ser Fabrício Melgaço, diz que somente ele tem autorização de matar o Comendador e ainda informa que está em posse do diamante do pai.

Publicidade

Após as descobertas de Lorraine, Ismael repassará todas as informações para José Alfredo, que irá ao encontro de Maria Marta. Durante a conversa, a ricaça dirá que tudo não passa de uma mentira, mostrando o cofre da Império Joias com o precioso diamante do Comendador.

Publicidade

Neste meio tempo, José Alfredo já saberá que Fabrício Melgaço é seu filho e decide ir até José Pedro colocar a história a limpo. Os dois baterão boca após o caçula se revelar como o grande inimigo de Zé. Durante a briga entre pai e filho, Maria Marta aparecerá para atirar um vaso na cabeça do Comendador, desmaiá-lo e ele então perder seu inimigo de vista.

Publicidade

Depois do encontro tenso com o pai, José Pedro tramará o sequestro de Cristina (Leandra Leal) junto aos comparsas, Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) e Silviano, para atrair o Comendador. O plano dará certo, pois José Alfredo irá, na companhia de Josué (Roberto Birindelli), resgatar a filha bastarda.

No confronto final, o Comendador matará Maurílio, enquanto Silviano será morto pelo aliado de Zé Alfredo. Diante do filho, o protagonista da trama não terá a coragem de atirar no próprio filho. José Pedro, por sua vez, não terá a mesma condolência e atirará no pai pelas costas.

Ao final de Império, a família aparecerá em comoção pela morte do Comendador, que, por sua vez, aparecerá como um vulto numa janela, o que gerará uma verdadeira dúvida no público se José Alfredo realmente morreu ou não no final da novela Império.

Publicidade
Publicidade