in

Morre filho de Roberto Carlos vítima de câncer no peritônio; o que é, causas, sintomas e tratamento

Filho de Roberto Carlos, Dudu Braga, morreu vítima de câncer de peritônio, doença que tem alguns sintomas.

Extra / Clínica Elio Barreto

Na tarde desta quarta-feira (8) morreu o produtor musical Dudu Braga, aos 52 anos de idade. Ele é filho do cantor Roberto Carlos. O produtor morreu vítima de câncer do peritônio, uma membrana que reveste a parede do intestino.

Publicidade

O câncer de peritônio é um câncer raro que atinge o tecido que reveste a parte interna do abdômen e os órgãos da região. Seu diagnóstico só pode ser feito por um médico clínico geral ou por um oncologista munido de exames de imagem que podem ser de sangue ou tomografia computadorizada.

Assim como a maioria das doenças, o câncer do peritônio pode causar alguns sintomas que são comuns na maioria dos pacientes. Dor abdominal, cansaço e mal-estar geral, dificuldade na digestão de alimentos, inchaço do abdômen, prisão de ventre ou diarreia, falta de apetite e perda de peso sem causa aparente, pode ser um dos sintomas da doença.

Publicidade

Quando a doença está em um estágio mais avançado, é possível que apareça a ascite. Esse sintoma é um acúmulo de líquidos dentro da cavidade do abdômen. Ela pode comprimir os pulmões e causar dificuldades para respirar.

Publicidade

As possíveis causas para o aparecimento da doença pode ser quando há o desenvolvimento de células cancerígenas em outras partes do corpo e chegam ao abdômen pela corrente sanguínea. Fatores de risco como uso de hormônios após a menopausa ou uso de pílula anticoncepcional em quem já retirou os ovários, podem aumentar o aparecimento da doença.

Publicidade

Dependendo do estágio da doença, o oncologista determinará o tratamento. Um deles é a quimioterapia intraperitoneal ou a quimioterapia na veia, cirurgia e radioterapia também podem fazer parte das etapas de tratamento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .