in

Lembra dela? Claudia Alencar foi presa, torturada e está afastada da TV aos 71 anos

Atriz que integra o elenco da reprise de Prova de Amor, viveu experiências traumatizantes ao longo da vida.

R7

Com a reprise da novela Prova de Amor, da Record TV, muita gente se perguntou por onde anda Claudia Alencar, a intérprete de Tereza Avelar, a mãe do protagonista Daniel (Marcelo Serrado).

Publicidade

Claudia construiu uma carreira de sucesso, tendo seu auge nos anos 80 e 90. A atriz estreou pela TV Cultura aos 25 anos, integrando o elenco de um teleteatro. Também passou pela extinta TV Tupi, Band, SBT e TV Globo.

Foi uma das personagens fogosas do sucesso Tieta, atacando os moradores da cidade. Na Record TV fez mais três novelas, além de Prova de Amor, sendo elas Alta Estação, Os Mutantes e Vidas em Jogo.

Publicidade

Em 2016 fez sua última e rápida participação em uma novela como a Tetê de Rock Story. Mas nem sempre a vida da atriz foi um trabalho atrás do outro. Formada em artes cênicas pela USP, antes de se tornar famosa, a atriz também dava aulas e durante a ditadura militar, se filiou Aliança Libertadora Nacional (ALN) que lutava contra os militares. Como consequência, Claudia foi presa e torturada no ano de 1972, quando tinha 22 anos.

Publicidade

A atriz contou detalhes de sua prisão durante uma entrevista ao E+. Ela disse que integrava um grupo de teatro que visava mudar o país com suas performances artísticas e que o local em que o grupo estava foi invadido pelos militares, que a levaram para um camburão e a mantiveram presa por vinte dias.

Publicidade

Claudia contou que as torturas eram das piores, como choque elétrico e estupro. A atriz só conseguiu ser libertada porque era sobrinha de um general, que teria intervindo para que a soltassem. Além do trauma praticado pelos militares, Claudia viveu um relacionamento difícil com o pai, que segundo ela tinha distúrbios mentais e ressentia por ter sido rejeitado pela família. Além de agressivo e rígido, ele abusou da própria filha.

Claudia, hoje, se tornou uma palestrante que fala sobre empoderamento feminino. O motivo não é apenas ter vivido e superado uma situação tão bárbara como o abuso. Ela também viveu um relacionamento abusivo, do qual era espancada pelo namorado não aceitar que ela queria terminar o relacionamento. A atriz chegava a ir trabalhar com o olho roxo, mentindo para todos que havia caído.

Em entrevista à revista Quem, Claudia disse que tem muita vontade de voltar a atuar e adoraria fazer trabalhos no GloboPlay, Amazon Prime Video, Netflix e afins. Mesmo com 71 anos, a atriz mantém uma boa forma e beleza, deixando claro que ama se cuidar e mudou seu cardápio diário para viver mais e com qualidade de vida.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Guti M

Redator de entretenimento e curiosidades