in

Famoso ator morre após o seu pulmão parar por conta de um câncer; público se despede

Divulgação: InfoEscola

Faleceu na noite da última sexta-feira (2) o prestigiado ator e direto gaúcho Julio Saraiva. Ele tinha 70 anos, e residia em Porto Alegre. A sua morte se deu por decorrência de complicações de um câncer que havia acometido o seu pulmão, e as informações vieram a público nesta segunda-feira.

Publicidade

Além das produções teatrais, Julio Saraiva ganhou notoriedade também como cineasta. Natural do Rio Grande do Sul, era por meio das apresentações que ele ajudava a contar um pouco da rica cultura e história de seu povo.

Entre os seus mais célebres trabalhos, encontra-se a participação no elenco de Hoje É Dia de Rock (1976), cujo texto possui a autoria de José Vicente, e direção de Dilmar Messias. Junto com ele, contracenou a atriz Lurdes Eloy, que com pesar relembrou os 40 anos de amizade com Julio Saraiva, evocando todas as suas qualidades enquanto o que ela classificou de um artista plural.

Publicidade

Carreira no cinema

Nas telas do cinema brasileiro, Julio Saraiva participou em produções lembradas pelo público, tais como o longa Tolerância, lançado em 2000, de Carlos Gerbase, além do curta metragem Sobre Sonhos e Águas, recentemente em 2017, de Mirela Kruel.

Publicidade

Prestígio no teatro

Em 2007, Julio Saraiva recebeu indicações para o Prêmio Açorianos de Teatro. Na oportunidade, ganhou grande destaque por conta da direção de Van Gogh, atuando conjuntamente com Gutto Basso, que fazia o papel do aclamado pintor holandês.

Publicidade

Julio Saraiva era arquiteto de formação, e também foi um grande nome no país por conta do teatro de bonecos, tendo o maior destaque a direção, em 1994, da peça Maria Farrar, baseada na peça de Bertolt Brecht.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com