in

Agosto, mês do desgosto? Relembre 10 grandes artistas que morreram nesse mesmo mês

Coincidentemente ou não, 10 grandes personalidades faleceram no mês de agosto.

DIVULGAÇÃO: MARILYN MONROE/ELVIS PRESLEY/ RAUL SEIXAS - JORNAL O DIA

Por menos supersticiosa que a pessoa possa ser, com certeza ela já ouviu, pelo menos uma vez na vida, as expressões “agosto é o mês do desgosto” ou “agosto é o mês do cachorro louco”. Muitos de nossos avós maldiziam esse mês e acreditavam que tragédias poderiam acontecer só por ser o mês 8.

Publicidade

Há relatos de que essa rima do ‘desgosto‘ surgiu em Portugal na época das grandes navegações. A expressão era um alerta para que os casais não se casassem em agosto, pois era justamente o mês em que as embarcações adentravam ao mar em busca do ‘Mundo Novo’. Sendo assim, as moças poderiam ficar viúvas sem ao menos ter passado pela lua de mel.

A expressão se perpetuou como superstição e ainda hoje há pessoas que não fazem planos para esse mês. Se a precaução é válida ou não, isso vai da crença de cada um. O que dá para afirmar é que grandes personalidades perderam a vida em agosto, como os atores Tarcísio Meira e Paulo José, que nos deixaram esse ano. Outra grande coincidência se pode ver na música, com a morte do considerado Rei do Baião, Luiz Gonzaga, do Rei do Rock, Elvis Presley, e do Rei do Rock nacional, Raul Seixas, que também morreram todos nesse mesmo mês.

Publicidade

Veja abaixo 10 grandes personalidades que morreram coincidentemente no mês de agosto.

Publicidade

1 – Paulo José 

O consagrado ator e diretor morreu no dia 11 de agosto de 2021, em decorrência de uma pneumonia que o deixou mais de 20 dias internado. Paulo José lutava contra o Mal de Parkinson desde 1993.

Publicidade

2 – Tarcísio Meira

Considerado um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, Tarcísio Meira faleceu um dia depois de seu amigo Paulo José. O ator foi mais uma vítima da Covid-19 no Brasil.

3 – Paulo Silvino

O ator e humorista foi um grande nome da nossa comédia, trabalhando em A Praça é Nossa, Escolinha do Professor Raimundo e mais recentemente no Zorra Total. Ele lutava contra um câncer no estômago e morreu em 17 de agosto de 2017.

4 – Robin Williams

O também ator e humorista Robin Williams, protagonista de inúmeros sucessos de Hollywood, sofria de depressão e acabou tirando sua própria vida em 11 de agosto de 2014.

5 – Princesa Diana

Ela não era bem uma artista, mas sua popularidade era a de uma verdadeira popstar, tanto que morreu vítima de um acidente de carro quando fugia de paparazzos que a perseguiam em busca de uma foto. Ela faleceu aos 36 anos no dia 31 de agosto de 1997.

6 – Marilyn Monroe

Considerada uma das primeiras celebridades do mundo moderno, a estrela de Hollywood, Marilyn Monroe, foi encontrada morta em sua casa no dia 6 de agosto de 1962, aos 36 anos de idade.

7 – Chadwick Boseman

O ator que ficou consagrado no papel do herói Pantera Negra, lutava em segredo contra um câncer no cólon desde 2016 e acabou perdendo sua batalha em 28 de agosto do ano passado.

8 – Luiz Gonzaga

Considerado o Rei do Baião e um dos maiores nomes da nossa música, Luiz Gonzaga sofria de osteoporose e de um câncer na próstata que acabaram o levando no dia 2 de agosto de 1989.

9 – Elvis Presley

Apesar de muitos acreditarem que ele continua vivo, o chamado Rei do Rock foi encontrado morto no banheiro de sua casa no dia 16 de agosto de 1977. Elvis tinha 42 anos.

10 – Raul Seixas

O mítico roqueiro Raul Seixas, considerado um dos maiores do gênero no Brasil, pegou o seu disco voador no dia 21 de agosto de 1989 após anos sofrendo de pancreatite. Curiosamente, os dois maiores ídolos de Raul na música eram Luiz Gonzaga e Elvis Presley, também falecidos em agosto. Raul tinha apenas 44 anos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Jean Marangoni

Influenciador digital responsável pelas páginas 'Mussum Sinceris' nas redes sociais, trabalho também com jornalismo online há 3 anos. Para sugestões entre em contato: jeanmarangoni@gmail.com