in

Doença da mãe de Alexandre Borges não tem cura; ator parou a carreira para morar com ela

Ator parou tudo para cuidar da mãe, em Santos, após ela ser diagnosticada com Alzheimer.

Reprodução Globo / Arquivo pessoal Alexandre Borges

O ator Alexandre Borges passou o ano de 2020 cuidando da mãe, dona Rosalinda, diagnosticada com Alzheimer. No Natal de 2019, Borges começou a perceber que a memória da mãe não era mais como antes e apresentava falhas. A doença degenerativa havia atingido uma tia do ator, anos antes.

Publicidade

Alexandre Borges contou, em texto publicado pela revista Veja, que tentou não se desesperar. Em uma decisão de amor, o ator parou todos os seus trabalhos e se mudou para a casa da mãe, em Santos, para ficar ao lado dela em tempo integral. Com a pandemia, os dois ficavam sozinhos, sem receber visitas.

Após a mãe ser vacinada, Alexandre Borges começou a sair com ela. Passeio no calçadão é uma das principais atividades. Em julho do ano passado, dona Rosalinda caiu em casa, quebrou a perna, teve convulsão e precisou ficar internada.

Publicidade

Um ano depois, ela é acompanhada por uma equipe multidisciplinar e Alexandre Borges tenta retomar a vida, se descolando entre Rio de Janeiro, onde mora com o filho, São Paulo, para trabalhos, e Santos. “Enquanto há vida, há esperança”, disse o ator.

Publicidade

Publicidade

Alzheimer não tem cura

O Alzheimer é uma doença que não tem cura e de causa ainda desconhecida. A doença degenerativa causa transtorno progressivo e deterioração da memória. Apresenta ainda quatro estágios. Começa com alterações na memória e na personalidade, no primeiro deles, e vai até infecções recorrentes, no último estágio. Apesar de não ter cura, há tratamentos, inclusive disponibilizados pelo SUS, que possibilita retardar a evolução dos sintomas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!