in

Por que Tarcísio Meira morreu de covid mesmo tendo tomado as 2 doses da vacina? Percentual é revelado

O tema passou a ser discutido após a morte do consagrado ator na manhã dessa quinta feira.

REPRODUÇÃO/GLOBO - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Morreu na manhã desta quinta-feira (12/08), aos 85 anos, o ator Tarcísio Meira, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado desde o dia 6 de agosto na UTI do Hospital Albert Einstein, onde foi intubado e por conta de problemas nos rins, passava por diálise contínua.

Publicidade

A atriz Glória Menezes, esposa de Tarcísio, também foi diagnosticada com o vírus, mas se recupera bem pois teve um quadro mais leve da doença. O que chama atenção é que o casal tomou a segunda dose da vacina no mês de março, no interior de São Paulo, onde estavam isolados por conta da pandemia.

Vacina não foi eficaz?

O caso do ator Tarcísio Meira não é o único de morte por Covid-19 mesmo com as duas doses da vacina. No entanto, casos assim são considerados como um “evento raro” e de maneira alguma significa que as vacinas não funcionam.

Publicidade

A doutora em microbiologia, Natália Pasternak, explica que “a vacina não é mágica” e que as pessoas devem continuar se protegendo do vírus mesmo após se vacinarem. Ela faz um paralelo com o futebol, dizendo que a vacina é como se fosse um bom goleiro. O bom goleiro faz defesas com frequência, mas se o resto do time não o ajuda muito bem, uma hora ou outra ele acaba tomando um gol. A doutora ressaltou que se tiver muitas bolas sendo chutadas ao gol, a probabilidade do bom goleiro errar aumenta. 

Publicidade

Já o imunologista Gustavo Cabral diz que nenhuma vacina protege 100% e que é preciso levar em consideração as características das pessoas que morreram mesmo após a segunda dose. Fatores como comorbidades e idade avançada podem agravar os quadros da doença mesmo para quem teve sua imunização completa.

Publicidade

Nos idosos, o sistema imunológico pode sofrer um declínio natural com o passar dos anos. Esse processo é chamado de imunossenescência. Dessa forma, às vezes o estímulo da vacina não consegue ter a eficiência necessária para gerar uma resposta imune contra o vírus.

Percentual de mortos com as duas doses

O número de mortes de vacinados contra a covid-19 é muito maior entre os mais idosos. No Brasil, apenas 3,7% morrem após passar pelo ciclo completo de imunização. No entanto, esse número sobe para 8,8% em maiores de 70 anos.

Nos dois casos, porém, os números são baixos. Por isso, é muito importante que todos se vacinem.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Jean Marangoni

Influenciador digital responsável pelas páginas 'Mussum Sinceris' nas redes sociais, trabalho também com jornalismo online há 3 anos. Para sugestões entre em contato: jeanmarangoni@gmail.com