in

Cientista explica funcionamento da vacina após morte de Tarcísio Meira; ator havia sido imunizado

Microbiologista fez alerta importante sobre o funcionamento das vacinas.

Arquivo pessoal Tarcísio Meira

Vacinas funcionam. Esta é a informação que todo brasileiro deve saber em meio a pandemia do coronavírus e campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (12), a notícia da morte do ator Tarcísio Meira repercute nas redes sociais.

Publicidade

Chama a atenção o fato de o ator de 85 anos ter morrido em decorrência da Covid-19 mesmo após ter tomado as duas doses da vacina. O falecimento de Tarcísio pode ser a porta aberta para pessoas pregarem contra as vacinas, mas a microbiologista Natália Pasternak falou sobre o tema em entrevista dada ao UOL.

As informações passadas pela cientista são importantes e explicam bem como funcionam as vacinas. Presidente do Instituto Questão de Ciência e doutora em microbiologia, Natalia afirmou que as pessoas pensam que a vacina é mágica e, se a pessoa tomar não vai ficar doente, e quem não tomar vai adoecer. “Não é assim que vacinas funcionam”, disse ela.

Publicidade

Publicidade

Doutora compara vacina a goleiro para explicar funcionamento

De forma bastante didática, Natalia comparou a vacina com a atuação de um bom goleiro. Se o goleiro defende com frequência, ele é considerado bom, mas isso não significa que ele nunca vai tomar gol. E, caso tome, não deixará de ser um bom goleiro por isso.

Publicidade

Natalia continuou dizendo que se o time e a defesa forem ruins, vai mais bola ao gol e a probabilidade de erro do goleiro aumenta. Ela finalizou a explicação. “A vacina diminui o seu risco de ficar doente, agora se você estiver numa área onde a defesa do time é ruim, onde o vírus está circulando muito, a chance de você ficar doente aumenta”, completou.

O vírus continua circulando no Brasil e isso é um fator que aumenta o risco até mesmo para pessoas vacinados. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, mais tranquila ficará a situação. Outro fator importante no caso específico de Tarcísio Meira é que com o passar dos anos, a imunidade diminui. O ator tinha 85 anos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!