in

Luto: morre, aos 84 anos, eternizado ator da Globo

Ícone do cinema, do teatro e de novelas estava internado há 20 dias e morreu em decorrência de uma pneumonia.

Globo / Montagem: Manuella

Morreu, no início da noite desta quarta-feira (11), o ator global Paulo José, aos 84 anos. Paulo estava internado em um hospital da cidade do Rio de Janeiro há vinte dias e faleceu em decorrência de uma pneumonia. Desde 1993, o ator convivia com uma doença de Parkinson, mal degenerativo do sistema nervoso central que não tem cura.

Publicidade

Carreira no cinema e na televisão

Além de ator, Paulo José se destacava como diretor e roteirista, e iniciou sua carreira no eternizado filme “O Padre e a Moça”, assumindo o papel de padre. O diretor colecionou participações em clássicos do cinema brasileiro, notadamente em comédias como “Todas as Mulheres do Mundo”, “Edu”, “Coração de Ouro” e “O Rei da Noite”.

Publicidade

Fora do cinema, Paulo José interpretou Zé Mário na novela global “Véu de Noiva”, mas seu maior sucesso foi em “Assim na Terra Como no Céu”, em que interpretou Samuca. Nas telas da televisão, o ator também participou de outros clássicos como “Gabriela”, “O Tempo e o Vento”, “Araponga”, “Vamp”, “Como uma Onda”, “Capitu”, “Morde & Assopra” e diversos outros clássicos globais.

Publicidade

Além de participar de clássicos como os supracitados, Paulo José fez seu nome ao ser indicado a diversas premiações, a exemplo do Prêmio Molière e Troféu Candango do Festival de Brasília.

Publicidade

Vida pessoal de Paulo José

Paulo foi casado, durante sua vida, com três mulheres: Dina Sfat, Beth Caruso e Zezé Polessa. Com o seu falecimento, o ator deixa, em vida, quatro filhos: Bel Kutner, Ana Kutner, Clara e Paulo Caruso, também ator global.

Publicidade
Publicidade
Publicidade