in

Médico explica o que é diálise contínua, procedimento usado em Tarcísio Meira: ‘Comum em casos graves’

Um novo boletim médico sobre a saúde dos ator foi divulgado pelos médicos na última terça-feira (10).

Rede Globo | Tua Saúde | Montagem Ingrid Machado

Na última terça-feira (10), novos detalhes sobre o estado de saúde de Tarcísio Meira e Glória Menezes foram divulgados pela equipe médica do Hospital Albert Einstein. De acordo com o Jornal O Globo, Tarcísio segue intubado e foi submetido ao procedimento de diálise contínua. Já Glória, está sendo retirada gradativamente do oxigênio.

Publicidade

O casal já havia tomado a segunda dose da vacina e estava isolado em um imóvel no interior de São Paulo. Glória Menezes evoluiu com sintomas leves da doença, mas o marido acabou apresentando maiores complicações. Os atores estão internados deste o último dia 6 de agosto.

O médico Gilmar Alves Zonzin explicou como a diálise contínua pode ajudar pacientes como Tarcísio Meira e ressaltou que o procedimento só é adotado em “casos mais graves“. A hemodiálise consiste na filtragem de substâncias indesejáveis no organismo. Uma máquina faz o papel dos rins do paciente purificando o sangue de tais substâncias.

Publicidade

Temos observado nos casos de Covid que a atividade renal volta ao normal com o tempo, mesmo que necessite da diálise por mais algum período posterior à melhora“, disse Zonzin. O médico explicou ainda, que o nome diálise contínua, não significa que o paciente está dependente da máquina 24 horas por dia.

Publicidade

Os ciclos de tratamento são regulados pelos médicos de acordo com a necessidade do paciente. Glória Menezes, que teve um quadro mais brando da doença, já volta a respirar de forma natural e deve receber liberação médica nos próximos dias. O último boletim médico mão mencionou previsão de alta hospitalar para Tarcísio Meira.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade