in

Globo corre contra o tempo e dívida de R$ 600 milhões com a Conmebol

Emissora pode ficar sem Copa Libertadores da América até 2026 se caso não for resolvido.

Reprodução Globo

As conversas pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores da América entre 2023 e 2026 devem começar em breve. No Brasil, o torneio continental está sendo transmitido pelo SBT, na TV aberta, e pela Disney (via Fox Sports), na TV fechada. A Globo perdeu os direitos no ano passado, em meio a pandemia do coronavírus.

Publicidade

A maior emissora do Brasil abriu mão dos direitos porque teria que pagar a cota anual de 60 milhões de dólares em 2020. Devido à pandemia, a Globo considerou o valor impagável e abriu mão do negócio. A Conmebol negociou com o SBT e a emissora de Silvio Santos assinou para transmitir o torneio continental no triênio 2020-2022.

O novo contrato será de quatro anos, entre 2023 e 2026 e a situação da Globo é difícil. A emissora está processada pela Conmebol na Suíça. A entidade pede 120 milhões de dólares (R$ 631 milhões na cotação atual) pelo rompimento do contrato.

Publicidade

A Conmebol já teria deixado claro que não vai negociar com a Globo enquanto houver o litígio. Isso explica a venda da Copa América para o SBT. A Globo fez proposta, mas a Conmebol vendeu os direitos de transmissão para o canal de Silvio Santos. A final do torneio, entre Brasil e Argentina, bateu a novela Império, da Globo, em São Paulo. Foi a primeira vez na história que o SBT venceu a novela das nove em audiência.

Publicidade

Direitos de transmissão da Libertadores serão negociados no ano que vem

No primeiro semestre do ano que vem, a Conmebol negociará os direitos de transmissão da Libertadores. A concorrência deve ser grande. No cenário atual, o SBT tem tudo para continuar com o torneio pelas próximas quatro temporadas.

Publicidade

A emissora paulista já acertou com a UEFA a transmissão da Liga dos Campeões e da Liga Europa e vai criando uma cultura esportiva.  A Disney quer manter o torneio e a WarnerMedia também deve entrar no negócio. A negociação será feita empresa FC Diez Media.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!