in

Alexandre Borges larga tudo para cuidar da mãe com Alzheimer: ‘doloroso processo’

Dona Rosalinda passou a apresentar sintomas e foi diagnosticada com Alzheimer.

Reprodução Globo / Instagram Alexandre Borges

O ator Alexandre Borges, de 55 anos, vive um drama familiar. À revista Veja, o ator contou detalhes do problema de saúde de sua mãe, dona Rosalinda. O forte depoimento em primeira pessoa está repercutindo nas redes sociais. Alexandre Borges se afastou da TV para se dedicar à mãe idosa.

Publicidade

Em 2019, quando dona Rosalinda tinha 80 anos, o ator conta que percebeu que a cabeça da mãe estava começando a falhar. Ela começou a falar coisas desconexas e não lembrava mais o que havia almoçado. Alexandre Borges recebeu dos médicos o diagnóstico: a mãe havia sofrido um AVC e tinha Alzheimer. Mesma doença que acometeu a irmã dela.

“Por essa experiência na família, conhecia de perto o doloroso processo de desligamento que vai ocorrendo naturalmente. Tentei não entrar numa espiral de desespero”, afirmou o ator. Diante deste diagnóstico, Borges decidiu parar tudo o que estava fazendo e se mudar para Santos, onde nasceu. A mãe vive na cidade até hoje.

Publicidade

O ator havia deixado a casa de Rosalinda com 18 anos. Retornou agora, 27 anos depois, para ficar junto à mãe e cuidar dela. Alexandre Borges conta que neste período de pandemia cuidou 100% da mãe. Ele era responsável por limpar a casa, cozinhar, ir à farmácia, mercado e tudo o mais. O ator chegou a dormir na mesma cama que a mãe.

Publicidade

Mãe do ator caiu e precisou ficar internada

Publicidade

Após a mãe ser vacinada, Borges passou a sair com ela e passou a ser uma espécie de tradutor de dona Rosalinda. Quando ela se encontrava com um conhecido e sua fala e pensamento se descontrolavam, era o filho quem a ajudava a completar o raciocínio ou mudava o rumo da conversa.

Em julho do ano passado, a idosa caiu e quebrou a perna. Além disso, teve uma convulsão na frente do filho. Alexandre Borges achou que a perderia, mas sua maior fã venceu os 10 dias de hospitalização e voltou para casa. A rotina de mãe e filho tem um momento musical, passeios no calçadão e lanches no fim da tarde.

Atualmente, há uma equipe que cuida de dona Rosalinda. Ela está na cadeira de rodas e se comunicando apenas com expressão facial. No momento, Alexandre Borges se divide entre Santos, para ficar com a mãe, Rio de Janeiro, para visitar o filho, e São Paulo, onde realiza alguns trabalhos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!