in

Globo recebe multa milionária e não quer pagar; Procon foi acionado

Emissora recebeu multa relacionada à transmissão de futebol e recorre da decisão.

Reprodução Globo

A TV Globo foi acionada pelo Procon, órgão que protege os direitos do consumidor, e acabou multada em R$ 9,9 milhões. A multa diz respeito a não exibição de partidas do Palmeiras e do Athletico pelo Premiere, serviço de pay-per-view do Grupo Globo. A emissora não exibiu as partidas destes clubes porque não chegou a acerto financeiro.

Publicidade

O Procon foi acionado porque a Globo não teria deixado claro aos seus assinantes que as partidas das equipes não seriam transmitidas. A Globo não quer pagar a multa e acionou a Justiça para que o pagamento não seja feito. A Vara da Fazenda Pública da Capital ligada ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) analisa o caso.

A Globo argumenta que avisou aos assinantes do Premiere Futebol Clube que os jogos de Palmeiras e Athletico não seriam transmitidos. A emissora também culpa as operadoras de TV por assinatura. Segundo a Globo, as empresas demoraram para exibir o comunicado.

Publicidade

Torcedores do Palmeiras acionaram o Procon

Sem os jogos do Verdão no Premiere e reclamando da falta de clareza por parte do Grupo Globo, torcedores do Palmeiras entraram com ações no Procon. À época, a opção de acionar o Procon foi tática dos torcedores para pressionar a TV Globo a fechar com o clube. O acordo entre Globo e Palmeiras foi fechado em maio de 2019. Com o Athletico nunca houve acordo.

Publicidade

No ano passado, durante o início da pandemia do coronavírus e a suspensão de diversas competições, a TV Globo perdeu assinantes do Premiere. Com a retomada do futebol, a base de assinantes retornou. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!