in

Prejuízo bilionário? Globo sofreu duro golpe e pode perder um de seus principais produtos

Emissora faturou R$ 1,9 bilhão de receita bruta com vendas de cotas de patrocínio do futebol.

Reprodução Globo

Telenovelas, jornalísticos e esporte. Estes talvez sejam os três principais produtos da TV Globo, maior emissora do Brasil e líder de Norte a Sul do país. Nos dois primeiros, a Globo reina tranquila. As novelas exibidas pela emissora são líderes de audiência. Os telejornais também lideram.

Publicidade

No esporte é que reside o problema. Recentemente, a Globo perdeu a Copa Libertadores da América para o SBT e o Campeonato Carioca para a Record TV. Segue absoluta no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, mas neste mês de julho a emissora sofreu um duro golpe.

A Câmara dos Deputados aprovou a chamada Lei do Mandante, que permite a equipe mandante da partida negociar os direitos de transmissão do jogo. A lei precisa ser aprovada também pelo Senado e então será sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O projeto foi aprovado com a chamada “emenda Globo”, que determina que contratos atuais continuem valendo com as regras antigas.

Publicidade

Globo pode desistir do futebol

A Globo tem contrato com os clubes que disputam o Campeonato Brasileiro até 2024, mas isso não vale para as equipes que sobem da segunda para a primeira divisão nacional. Se quiserem, essas equipes sem contrato poderão transmitir suas partidas ou negociar com outras emissoras.

Publicidade

De acordo com o colunista Cosme Rímoli, do R7, a Globo poderia desistir do futebol devido às dificuldades para negociar. Se a emissora desistir, como fez com Copa Libertadores e Campeonato Carioca, pode ter prejuízo milionário. Em 2021, a Globo faturou R$ 1,9 bilhão de receita bruta com as vendas de cotas de patrocínio – o valor não inclui as cotas dos Jogos Olímpicos, negociados à parte. 

Publicidade
Publicidade
Destaque: Mulher quase é presa por emagrecer demais! Confira
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!