in

Prejuízo bilionário? Globo sofreu duro golpe e pode perder um de seus principais produtos

Emissora faturou R$ 1,9 bilhão de receita bruta com vendas de cotas de patrocínio do futebol.

Reprodução Globo

Telenovelas, jornalísticos e esporte. Estes talvez sejam os três principais produtos da TV Globo, maior emissora do Brasil e líder de Norte a Sul do país. Nos dois primeiros, a Globo reina tranquila. As novelas exibidas pela emissora são líderes de audiência. Os telejornais também lideram.

Publicidade

No esporte é que reside o problema. Recentemente, a Globo perdeu a Copa Libertadores da América para o SBT e o Campeonato Carioca para a Record TV. Segue absoluta no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, mas neste mês de julho a emissora sofreu um duro golpe.

A Câmara dos Deputados aprovou a chamada Lei do Mandante, que permite a equipe mandante da partida negociar os direitos de transmissão do jogo. A lei precisa ser aprovada também pelo Senado e então será sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O projeto foi aprovado com a chamada “emenda Globo”, que determina que contratos atuais continuem valendo com as regras antigas.

Publicidade

Globo pode desistir do futebol

A Globo tem contrato com os clubes que disputam o Campeonato Brasileiro até 2024, mas isso não vale para as equipes que sobem da segunda para a primeira divisão nacional. Se quiserem, essas equipes sem contrato poderão transmitir suas partidas ou negociar com outras emissoras.

Publicidade

De acordo com o colunista Cosme Rímoli, do R7, a Globo poderia desistir do futebol devido às dificuldades para negociar. Se a emissora desistir, como fez com Copa Libertadores e Campeonato Carioca, pode ter prejuízo milionário. Em 2021, a Globo faturou R$ 1,9 bilhão de receita bruta com as vendas de cotas de patrocínio – o valor não inclui as cotas dos Jogos Olímpicos, negociados à parte. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!