in

Sem Libertadores e com risco de dívida de R$ 600 milhões, Globo pode perder ainda mais

Emissora perdeu o Campeonato Carioca e corre o risco de ficar também sem Mineiro, Gaúcho e Paulistão.

Reprodução Globo

A Globo tem enfrentado forte concorrência por direitos de transmissão de torneios de futebol. No ano passado, a emissora desistiu de transmitir a Copa Libertadores da América, rompeu contrato com a Conmebol e viu o torneio ir para o SBT. Além disso, a emissora é processada pela Conmebol em tribunal da Suíça e pode ter que pagar mais de R$ 600 milhões à entidade.

Publicidade

A Globo também perdeu os direitos de transmissão da Copa América para o SBT. As perdas não param por aí. A Record TV adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Carioca nas temporadas 2021 e 2022. Neste ano, o torneio foi exibido com sucesso pela emissora.

A média geral dos jogos exibidos pela emissora de Edir Macedo foi de 11 pontos – os dois jogos das finais entre Flamengo e Fluminense lideraram a audiência no Rio de Janeiro. No ano passado, sem o Flamengo, a Globo atingiu 17 pontos de média na competição.

Publicidade

Apesar da audiência inferior, a Record comemora os resultados de audiência – segundo melhor da emissora, atrás apenas da novela Gênesis – e financeiro. A Record Rio cobrou cota de emissoras afiliadas que quisessem exibir o torneio em seus respectivos estados. 

Publicidade

Record quer mais estaduais

O sucesso do Campeonato Carioca chamou a atenção dos diretores da Record TV e a emissora estaria interessada no Campeonato Mineiro. A Record Minas negocia com a Federação Mineira de Futebol (FMF). A Globo tem preferência, mas corre o risco de perder a competição.

Publicidade

A Record também se interessa pelo Campeonato Paulista e pelo Campeonato Gaúcho. As informações foram divulgadas pelo Notícias da TV. A emissora ainda não entregou plano financeiro para as federações de São Paulo e do Rio de Grande do Sul.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!