in

Globo ‘pede perdão’ à Conmebol, fica sem Copa América e pode ter dívida de R$ 600 milhões, diz site

Emissora é processada pela Conmebol após romper contrato da Copa Libertadores da América.

Reprodução Globo

Em agosto do ano passado, a Globo desistiu de transmitir a Copa Libertadores da América e, alegando dificuldades para pagar o valor acordado com a Conmebol devido a alta do dólar, decidiu romper o contrato. Sem a Globo, a Conmebol negociou os direitos de transmissão do torneio com o SBT.

Publicidade

Em outubro, de acordo com o site Notícias da TV, três alto executivos da Globo – Paulo Marinho, diretor do canal; Jorge Nóbrega, presidente executivo da emissora; e Pedro Garcia, diretor de aquisição de direitos – viajaram para o Paraguai e se encontraram com o presidente da Conmebol na sede da entidade.

Os executivos da Globo foram à Conmebol pedir perdão pelo rompimento de contrato. A emissora queria adquirir os direitos de transmissão da Copa América, que foi para o SBT, e da Copa Libertadores da América no triênio 2023-2025. Apenas no ano que vem, a Conmebol negociará os direitos de transmissão da Libertadores.

Publicidade

Conmebol nega perdão à Globo

De acordo com o Notícias da TV, a Conmebol negou o pedido de perdão feito pela Globo, mas deixou a emissora participar da concorrência pela Copa América. A Globo queria comprar os direitos para todas as mídias, mas acabou sendo derrotada pelo SBT, que transmite o torneio a partir de domingo.

Publicidade

Além de não ter sido perdoada, a Globo ainda pode ter que desembolsar um valor milionário. A Conmebol processa a emissora em câmara da Suíça e pede 120 milhões de dólares (cerca de R$ 603 milhões na cotação atual) de indenização. Este valor é o dobro do que a Globo recusou a pagar para a Conmebol no ano passado para exibir a Libertadores.

Publicidade

Globo nega pedido de perdão

Em nota, a Globo negou que a reunião na Conmebol, no ano passada, tenha tido o objetivo de pedir perdão à confederação que cuida do futebol na América do Sul. A Globo informou também que não fechou acordo pela Copa América, mas vai cobrir o torneio.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!