in

O que é a cardiomiopatia hipertrófica, que coloca Rafael Cardoso em grupo de risco

O ator Rafael Cardoso precisou fazer uma cirurgia às pressas por conta da doença.

Imagem: Reprodução/Instagram

Rafael Cardoso, um dos mais conceituados atores da nova geração da Globo, e que está no ar em nada menos do que em quatro novelas da maior emissora do país, precisou passar por uma cirurgia por conta de uma cardiomiopatia hipertrófica, que o colocou no grupo de pessoas que poderia ter uma morte súbita.

Publicidade

A cardiomiopatia hipertrófica é o tipo mais comum de uma doença do coração que seja de origem genética e é caracterizada pelo engrossamento do músculo cardíaco (miocárdio), que faz com que o coração tenha maior dificuldade ao bombear o sangue.

Essa doença pode ficar sem diagnóstico por muitas vezes, pois poucas pessoas têm sintomas fracos ou até nenhum sintoma. A boa notícia sobre a doença é que a maior parte das pessoas vivem normalmente e que não ocasionam problemas significativos.

Publicidade

A causa da doença pode acontecer por conta de mutações de gene e a pessoa com esse tipo de doença possui um arranjo anormal de células no músculo do coração, que pode levar a uma desordem fibromuscular, contribuindo para uma arritmia em alguns pacientes. Normalmente essa doença é passada para os filhos, que tem 50% de chances de ter a mesma doença de seus pais.

Publicidade

https://www.instagram.com/rafaelcardoso9/?hl=pt-br

Publicidade

Na postagem acima, o ator informa a seus fãs e seguidores sobre a doença que ele tem e que precisou fazer uma cirurgia rapidamente por conta da evolução da doença. “Passei hoje por uma cirurgia para implantar um desfibrilador cardíaco. Tenho uma miocardiopatia hipertrófica congênita, com a qual convivi até agora sem problemas”, disse ele em uma parte de sua publicação que você pode conferir na íntegra.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .