in

Por que bebês nascem prematuros? Filho de Whindersson nasceu com 22 semanas

João Migual tinha apenas dois dias de vida e morreu após nascer com 22 semanas.

INSTAGRAM WHINDERSSON NUNES

A morte de João Miguel, filho de Whindersson Nunes e Maria Lina, repercute em todo o Brasil. O bebê nasceu no sábado (29), em hospital de São Paulo, após 22 semanas de gestação. Ele foi encaminhado à UTI neonatal, mas não resistiu. Todo bebê nascido antes de 37 semanas é considerado prematuro. No caso de João Miguel, ele era considerado prematuro extremo.

Publicidade

Nesta segunda-feira, a morte do bebê foi confirmada. Whindersson e Maria estão recebendo apoio de fãs e anônimos nas redes sociais. Em meio à comoção pela morte, muita gente tem perguntado por que o filho de Whindersson Nunes nasceu prematuro?

Por que um bebê pode nascer prematuro?


Diversas causas podem levar à mulher a ter um parto prematuro – antes de 37 semanas de gestação. Ao menos dez situações podem causar a prematuridade. Três dessas situações podem ser descartadas de imediato no caso de Maria: idade materna avançada, incidência alta de cesariana e gestação de múltiplos.

Publicidade

Outros problemas que podem afetar a gravidez e causar o nascimento pré-maturo são hipertensão, malformação fetal, patologias do útero, prematuridade anterior, infecções maternas, pré-natal malfeito e posicionamento da placenta. O acompanhamento médico durante toda a gravidez é fundamental para diminuir os riscos de um parto antes da hora.

Publicidade

Dados do Ministério da Saúde mostram que 11,7% dos partos realizados no Brasil são de prematuros. O país é o 10º colocado em partos prematuros no mundo. Esta é a principal causa de morte no primeiro mês de vida no Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!