in

Morre aos 99 anos o Príncipe Phillip, marido da Rainha Elizabeth II

Fotos: Leon NEAL / AFP e Ben Stansall/Reuters

Faleceu na manhã desta sexta-feira (9) o príncipe Phillip, marido da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido. Ele tinha 99 anos de idade. A confirmação vem do Palácio de Buckingham.

Publicidade

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”, diz o comunicado oficial.

De acordo com as primeiras informações do G1, a causa da morte do monarca não foi revelada. Phillip completaria 100 anos de idade em julho deste ano. Em fevereiro de 2021, ele chegou a passar mal e foi internado por medida de precaução.

Publicidade

Após isso, ele foi transferido para um outro hospital, a fim de passar por uma cirurgia no coração. Depois de um mês internado, ele recebeu alta. Consorte real, Phillip tinha como nome oficial Duque de Edimburgo. 

Publicidade

Esteve ao lado de Elizabeth por 69 anos, o reinado mais longo da história do Reino Unido. O comunicado ainda dá conta de que o príncipe faleceu de maneira pacífica no Castelo de Windsor. Anúncios posteriores ainda serão feitos futuramente.

Publicidade

Phillip e Elizabeth se casaram em 1947 (o príncipe tinha 18 anos e a rainha, 13) e trabalhou ao lado da rainha na modernização da monarquia no período pós-guerra. O Príncipe Philip da Grécia e da Dinamarca era bisneto da rainha Victoria e nasceu em uma mesa de cozinha em 10 de junho de 1921 na Ilha de Corfu. Elizabeth também é bisneta de Victoria. 

Em dezembro de 1922, partiu com a família para o exílio. Viveu longa estadia em um pensionato na Escócia e ingressou na Marinha Britânica, tendo participação ativa na Segunda Guerra Mundial.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.