in

Exclusivo: Globo vive pânico até segunda; testes de contraprova da Covid serão feitos em participantes do BBB

Reprodução TV Globo

Depois de um mês de confinamento na casa mais vigiada do Brasil, alguns brothers apresentaram sintomas da Covid-19. O fato preocupou a cúpula global, justamente porque os participantes Arthur e Caio receberam atendimentos médicos fora do reality. No caso de Arthur, por exemplo, o brother foi levado para um hospital onde realizou exames de raio-X antes de retornar à casa.

Publicidade

Logo após o retorno dos dois ao BBB, Carla Diaz relatou ter perdido o paladar, além de dificuldades para sentir o cheiro dos alimentos. No mesmo passo, Caio também apontou perda do paladar enquanto Camilla de Lucas manifestou tosse seca. Em determinado momento, a atriz Carla Diaz cheirou com força a comida que estava dentro de uma panela para ter certeza de que não estaria sentindo o cheiro do alimento.

O caso ganhou as redes sociais e, imediatamente, câmeras começaram a ser cortadas toda vez que os envolvidos falavam sobre o assunto na casa. A situação se encontra tão alarmante que até o perfil oficial do GloboPlay passou a responder diretamente os internautas que comentavam o corte das câmeras no Instagram do diretor da atração, o Boninho. Em uma das mensagens, o GloboPlay afirmou que os cortes estavam ocorrendo em razão da manutenção das câmeras e que ocorreriam por pouco tempo. Entretanto, os internautas não ficaram convencidos da explicação.

Publicidade

Milhares de comentários passaram a ganhar força nas redes sociais até que o caso passou a ser estampado nas manchetes dos sites pela imprensa. De acordo com uma fonte da TV Globo, a cúpula do canal, junto ao conselho da empresa, teria pedido explicações à direção do Big Brother sobre a possibilidade de o vírus ter entrado na casa, oportunidade em que teriam se mostrado revoltados com a confirmação de que Arthur, ao sair e regressar à competição, não teria passado pelo período de cinco dias isolado antes de retomar contato com os demais brothers do jogo. Ainda de acordo com fontes seguras, “o arranca rabo foi feio” entre a cúpula global e a direção do programa. A fonte contou que, a todo instante, a direção do reality teria explicado que todas as medidas de precaução haviam sido tomadas. Mas não foi isso que as câmeras do reality mostraram.

Publicidade

Logo ao entrar novamente na casa, antes de se dirigir ao banho, Arthur teve contato direto com outros brothers, que ainda o ajudaram a tirar a tipoia antes que ele entrasse no chuveiro. Por ordem do conselho da Globo, teria sido determinado que todos os participantes realizassem na quarta-feira o teste para Covid-19. O resultado foi negativo, mas a cúpula da Globo ainda estaria enfurecida, e, por precaução, foi determinado que a direção desse um prazo de cinco dias para ser tirado a contraprova do exame, que teria sido agendada para segunda-feira pela manhã.

Publicidade

“Os conselheiros da TV Globo, inclusive os Marinhos, teriam observado que, ao deixar a casa no contexto de uma pandemia, o participante não deveria ter voltado imediatamente, e sim esperado o período de cinco dias para realizar o teste antes de ter contato novamente com os participantes”, explicou a fonte.

Isso porque médicos especialistas consideram que o teste pode, mesmo com chances mínimas, apresentar falso negativo quando feito antes de três a cinco dias da apresentação dos primeiros sintomas. Por se tratar de um caso grave de saúde pública no país – e também por ressaltar que a casa está com mais de 10 participantes – já teria em seu interior o número de pessoas suficientes para que seja considerado uma aglomeração.

A direção do programa ainda teria insistido que a saída de Arthur foi altamente controlada. Por esse motivo, o conselho teria determinado que todos os profissionais envolvidos nos bastidores do programa, que entregam roupas e comidas à casa, realizem também os testes e suas contraprovas. Foi avaliado que, no momento, é preciso pensar num plano caso algum exame realizado na segunda-feira aponte o resultado positivo em algum dos participantes.

Ainda de acordo com essa fonte, teria sido sugerido à cúpula global que, se algum participante acusar o resultado positivo, a solução poderia ser interromper o jogo, confirnar os brothers em locais distintos acompanhando seu quadro de saúde, e posteriormente retornar a competição. Mas, no final da tarde desta sexta-feira (26), o conselho da Globo teria informado à direção do reality que este tipo de procedimento colocaria em cheque a confidencialidade do jogo e das informações acerca da competição a partir do momento que todos os brothers deixarem a casa, e, por isso, a lisura do jogo ficaria comprometida. Dessa forma, o clima é de desespero, pois os Marinhos avisaram que, se algum participante testar positivo, a ordem é encerrar a competição em definitivo e realizar uma reunião para avaliar como será feito e desfeito todos os contratos e parte burocrática que pauta esses aspectos com os participantes para a realização do reality.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Alessandro Lo-Bianco

Passou pelas redações da BandNews, Editora Abril, Jornal O Dia, Rádio CBN, Jornal O Globo e RecordTV. Autor de 11 livros, é atualmente colunista do programa A Tarde é Sua da Rede TV! Tem nove prêmios de Jornalismo, dois cachorros e é pai de menina.
Instagram: @AlessandroLoBianco