in

Novos Mutantes é diversão acima da média

Fox

O mundo cinematográfico foi apresentado aos mutantes da Marvel em 2000, quando uma sábia escolha resolveu que, ao invés de colants coloridos e cheios de vida, roupas discretas conseguiriam deixar menos…carnavalesco o grupo de mutantes e atrair mais fãs. Mas desde lá, muita coisa mudou, e tanto cinema quanto TV começaram a aceitar novas ideias, tanto que Deadpool apareceu com toda sua excentricidade. Verdade que a Fox gostou de provocar um pouco além do normal, com produções aclamadas como Logan, e na sua despedida criativa para entregar o cetro para a Marvel, uma nova ousadia: Novos Mutantes.

Publicidade

Novos Mutantes precisa ser avaliado pelo que é e pela história que conta. São mutantes traumatizados que ao invés de serem enviados para o carinhoso aconchego de uma mansão em Winchester sob os cuidados do Professor X, são automaticamente tidos como uma ameaça a eles mesmos e à sociedade. Essa é a situação de Danielle Moonstar, levada a um instituto para se juntar a Sam Guthrie, Illyana Rasputin (irmã de Colossus), Roberto da Costa, e Ranhe Sinclair, muito antes de assumirem seus codinomes de Míssil, Magia, Mancha Solar e Lupina, e ela mesma se tornar Miragem. Todos sobre os cuidados da Dra. Rayes, protagonizada por Alice Braga.

Aliás, o casting é um dos pontos mais interessantes do longa, que priorizou jovens nomes, alguns com muito potencial e outros que já estão prontos, como é o caso de Annya Taylor Joy encarnando Magia, e Alice Braga como uma mutante de fachada para uma grande corporação. E essa combinação ficou excelente.

Publicidade

Outro aspecto digno de nota é justamente a presença da sombra dos X-Men, já significativos nesse universo apresentado em Novos Mutantes, adquirindo uma aura, algo aspiracional à jovens mutantes, que ao invés de viverem aventuras quase dignas das cortes do Rei Arthur, lutam por algo muito mais básico que é a própria existência, como indivíduos e não como espécies, apresentada uma situação de confinamento de falta de controle sobre a própria existência digna do motivo que adiou o filme por tanto tempo, pincelando os tons de horror e suspense que permeiam o longa.

Publicidade

Talvez seja a expectativa ou mesmo o adiamento de seu lançamento, mas a verdade que Novos Mutantes é um bom filme, sólido, coeso, com uma proposta entregue, sem muito fan service nem muita firula, e entrega o que queria entregar, e merecia uma sorte melhor que as críticas que recebeu, deixando gancho para uma evolução já sob a direção da Marvel, com personagens prontos e com potencial, ou mesmo finalizando sua trajetória aí mesmo. Vale o tempo investido.

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Bene!

Um curioso acima de tudo. Amante das artes, busco viver sem rótulos e explorar o que a alma pede. Escrevo sobre o que gosto, amo, odeio, me faz pensar e me faz sentir. Espero que minhas ideias, palavras e ações sejam meu legado. Bem vindos e espero que gostem.