in

Doença de Palmirinha Onofre pode matar? Dr. Drauzio Varella responde

Palmirinha Onofre/Instagram

Palmirinha Onofre, 89 anos, voltou a ser internada no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo – oito dias após receber alta pelo tratamento de um distúrbio metabólico. A veterana apresentadora de culinária deu entrada à unidade de saúde na tarde deste domingo (20), mas a informação somente se tornou pública nesta segunda-feira.

Publicidade

Com a idade avançada, e as sucessivas internações – que somam três deste outubro deste ano -, muitos fãs e admiradores questionam o estado de saúde da famosa. Desta vez, assim como na internação de dois meses atrás, Palmirinha Onofre foi diagnosticada com um quadro de infecção urinária, cujo quadro geral é considerado estável, sem nenhum motivo para pânico ou alarde.

Infecção urinária pode matar?

Em seu canal no YouTube, o médico Drauzio Varella publica um vídeo no qual dá explicações a respeito da doença. A infecção urinária é mais comumente relacionada ao gênero feminino, por questões puramente anatômicas, incluindo a pequena extensão do canal da uretra – em comparação ao homem – tornando mais fácil a chegada das bactérias até a bexiga. Pessoas com diabetes também estão mais propensas, tendo em vista as diversas alterações provocadas pelos desníveis de açúcar na corrente sanguínea.

Publicidade

Os sintomas variam bastante, e geralmente estão associados com vontade excessiva e ardência ao urinar, mas geralmente com pouco líquido saindo na urina. A infecção pode acometer todos os órgãos do sistema renal, incluindo a uretra, bexiga e rins.

Publicidade

No caso de Palmirinha Onofre, a reincidência preocupa. As autoridades médicas apontam preocupação maior em casos de repetição da infecção urinária por pelo menos três vezes no decorrer de um ano. Geralmente, a doença é de fácil cura quando tratada da maneira adequada, mas pode provocar uma infecção generalizada, em caso de descuido, resultando no óbito do paciente.

Publicidade

Existem medidas simples, mas eficazes, capazes de afastar a incidência da infecção urinária. É recomendável a ingestão dos níveis adequados de água, a fim de que a urina possa estar sempre fazendo a limpeza do canal da uretra. Urinar após as relações íntimas também é importante, pelo mesmo motivo de limpeza dos canais. A higienização é outro aspecto de grande importância, sempre com o uso de sabão e bastante água. Por fim, vale a dica de evitar roupas íntimas muito apertadas, as quais tendem a provocar superaquecimento na região, propiciando a umidade e a proliferação das bactérias.

Palmirinha passa bem

A apresentadora está recebendo todos os cuidados médicos necessários, e não corre nenhum risco de vida. “A paciente encontra-se estável clinicamente, sem previsão de alta”, diz uma nota do hospital Oswaldo Cruz assinada pelos médicos Marcelo Oliveira Santos e Antonio da Silva Bastos Neto, diretor-clínico e diretor-executivo da unidade de saúde, respectivamente.

Figurinha carimbada da televisão brasileira, a vovó Palmirinha Onofre ganhou grande visibilidade a nível nacional a partir da década de 1990, quando foi convidada por Ana Maria Braga para participar de quadros culinários no programa Note e Anote, da Record. Em sua carreira, passou pela TV Gazeta, com participações nos programas TV Culinária e Mulheres. Um dos trabalhos mais recentes aconteceram em 2012, quando foi contratada para apresentar o BemSimples, do grupo Fox.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com