in

Escândalo na Rede Globo: emissora é acusada de ‘associação criminosa’ com atores pela Receita Federal, diz site

Imprensa Viva/Divulgação

Informações publicadas pelo site Notícias da TV indicam que a Rede Globo está sendo alvo de um trabalho investigativo conduzido pela Receita Federal do Brasil com o objetivo de apurar o envolvimento da emissora carioca com os seus respectivos atores, no intuito de formar um conluio fraudulento para se esquivar do pagamento de impostos.

Publicidade

De acordo com os documentos apresentados pela reportagem, são pelo menos 43 artistas que trabalhavam sob o vínculo de pessoa jurídica, incidindo menor carga tributária.

Até o momento, pelo menos 12 atuações fiscais já foram emitidas pelo órgão de fiscalização. A Receita Federal indica que os envolvidos serão notificados da investigação, devendo arcar com altos custos em vias de tributação, tendo em vista os vários anos em que deixaram de arcar com o devido pagamento dos impostos.

Publicidade

Rede Globo se manifesta

Por meio de nota, a emissora garante que todas as suas contratações respeitam os parâmetros estabelecidos pela lei, incluindo a devida quitação de seus impostos. Para o advogado tributarista Leonardo Antonelli, que representa os artistas envolvidos no caso, a chamada “pejotização” é uma prática comum e aceita pelo ordenamento trabalhista brasileiro.

Publicidade

As multas, somadas, podem chegar a casa dos R$ 10 milhões, de acordo com o advogado. Os nomes dos atores envolvidos não foram revelados, embora a reportagem do Na Telinha cite  alguns, como Deborah Secco, Reynaldo Gianecchini, Malvino Salvador e Maria Fernanda Cândido.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com