in

Conheça detalhes e sintomas do câncer que mais mata no mundo; o mesmo vencido por Ana Maria Braga

Patrícia Kogut - Globo / Portal O Dia

No começo desse ano a apresentadora do programa matutino Mais Você, Ana Maria Braga, pegou a todos de surpresa ao anunciar que estava com um câncer de pulmão. Não sendo a primeira vez, ela venceu novamente essa terrível doença.

Publicidade

Com 70 anos, a loira já foi diagnosticada com esse tipo de câncer três vezes, onde dois primeiros foram considerados como “pequenos”.

Publicidade

A principal causa é o tabagismo, pelo fato do órgão estar exposto à fumaça e agentes cancerígenos, aumento consideravelmente o risco da doença aparecer mais de uma vez.

Publicidade

Publicidade

Grande parte dos cânceres de pulmão não manifestam nenhum sintoma até que seja disseminado pelo órgão. Os mais comuns são: tosse, tosse com expectoração com sangue ou mucosa, dor no peito, perda de apetite, perda de peso, fadiga, falta de ar, infecções de repetição e rouquidão.

Quando a doença já foi disseminada para outros órgãos do corpo do paciente, é mais comum que apareça sintomas como dor óssea, nódulos próximos à superfície do corpo, alterações no sistema nervoso e icterícia (cor amarelada de mucosas e pele).

O tratamento pode ser realizado por quimioterapia, imunoterapia ou terapia-alvo, dependo de cada caso. O exame realizado para o diagnóstico da doença é a biópsia, que permite saber a composição da célula cancerígena, ajudando assim a determinar qual será a melhor forma de tratamento.

A tomografia do pulmão se configura como o melhor exame para a detecção precocemente do câncer no órgão. Pessoas fumantes são mais propícias a contrair essa enfermidade, que é considerada como o câncer que mais mata no mundo. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Rafael F.

Rafael Ferreira é um escritor apaixonado pelo que faz. O que começou como um hobbie, hoje virou profissão, com seu ingresso na faculdade de Jornalismo. Busca sempre manter seus leitores por dentro dos assuntos da atualidade, seja no Brasil ou no mundo. É responsável por levar entretenimento e cultura com a qualidade que é devida de um redator da i7 Network. Sinta-se a vontade para entrar em contato pelo Instagram @rafaelferreiraa7.