in

Divertidamente é o mais culto e intimista longa da Pixar

Pixar

Com sensibilidade e humor, Divertidamente é a mais culta animação da Pixar, que conseguiu novamente impressionar. Divertidamente (em inglês, Inside out) se liberta das amarras das formas tradicionais (um merecido descanso após o megahit Frozen) e traz uma animação Pixar de volta às origens: livre, leve e solta. 

Publicidade

De forma curiosa, Divertidamente foi criado quando o autor, pai de uma menina, percebeu que sua doce e meiga filha passou a sofrer com os transtornos de humor cada vez mais frequentes, ficando mais irritadiça.

Ao tentar conversar com ela e explicar a fase pela qual ela estava passando, ele pensou no filme, até porque o mais complicado se deu quando ele se mudou para San Francisco, provavelmente para trabalhar na Pixar. A arte imitando a vida. A adolescência inspirando uma divertida animação.

Publicidade

Interessante notar como o arquivo dos sentimentos, todo sinuoso, visto de cima, nada mais é do que o formato do cérebro humano, e que cada enzima ou tipo de célula foi bem representado no esquema geral das coisas. Não somente eles, como até os agentes sem forma, como sonhos e amigos imaginários.

Publicidade

Quando menos se percebe, o espectador se vê preso em um enredo que explica muito sobre cada um, com as sutis lições de sempre dos filmes do estúdio (interessante pesquisar quem está no controle do pai e da mãe) e mostra que todo sentimento tem sua função e sua importância – pessoas não devem ser um império da Alegria, mas, sim, um balanço equilibrado. 

Publicidade

Sem dúvida, entretém, emociona e informa. E já tem sido usado em aulas, palestras, faculdades e até mesmo em consultórios para explicar o funcionamento dos sentimentos e desse sutil equilíbrio em cada idade.

Publicidade

Escrito por Bene!

Um curioso acima de tudo. Amante das artes, busco viver sem rótulos e explorar o que a alma pede. Escrevo sobre o que gosto, amo, odeio, me faz pensar e me faz sentir. Espero que minhas ideias, palavras e ações sejam meu legado. Bem vindos e espero que gostem.