Morreu na tarde desta sexta-feira, dia 11 de dezembro, uma das mais renomadas apresentadoras de astrologia do país. Zora Yonara, de 91 anos, não resistiu às complicações provocadas por uma pneumonia, vindo a óbito. Há anos ela lutava com um quadro degenerativo de Alzheimer, algo que poucos sabiam, responsável por lhe afastar dos trabalhos na mídia brasileira.
Nascida em Vitória (ES), Creusa Gramacho Carosella foi radialista, atriz de radionovelas e astróloga. Essa última profissão, vale ressaltar, lhe deu o maior prestígio em sua carreira. Trabalhou na Rede Globo na década de 1980 no programa TV Mulher, com passagens pelo SBT.
Início na astrologia
Zora Yonara cursou astrologia, tornando-a especialista no assunto e lhe requisitando para programas no rádio, antes de chegar até a TV. Uma vez contratada pela Rádio Globo, precisou substituir a ausência de um colega às pressas, lendo os prognósticos para o horóscopo que ele próprio havia redigido. No mesmo instante, ficou apaixonada pela área, tomando a decisão de viajar para o exterior a fim de dar aprofundamento em seus estudos.
O nome artístico foi dado pelo então diretor Mário Luiz, radialista da Rádio Globo, falecido em 2009. No idioma grego, Zora significa aquela que possui “força e coragem”. Yonara, por sua vez, é uma homenagem para a atriz Yoná Magalhães.
Samba-enredo de Carnaval
Conhecida como Rainha dos Astros, sendo a mais prestigiada e popular astróloga do Brasil, Zora Yonara foi citada na letra do samba-enredo da escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz, no Carnaval de 2012. A agremiação havia preparado homenagem a Antônio Carlos, da Super Rádio Tupi, o último trabalho de sua carreira.