in

Câncer de Fátima Bernardes é mais comum do que se imagina e pode matar; identifique os sintomas

TV Globo/Reprodução

Fátima Bernardes, com o anúncio de seu diagnóstico para câncer de útero, fez acender um alerta importante para todas as mulheres do país. Os dados mais recentes divulgados pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) indicam que, no país, existem aproximadamente 16 mil novos diagnósticos a cada ano da mesma doença, sendo o terceiro que mais acomete o gênero feminino.

Publicidade

Por ser um tipo de câncer comum, os cuidados precisam ser redobrados. Ao passo que a idade vai chegando, é fundamental que as mulheres façam exames preventivos, a fim de que a enfermidade possa ser descoberta o quanto antes. Fátima Bernardes, por exemplo, somente soube da existência do tumor após exames de rotina, uma vez que não vinha apresentando nenhum sintoma.

A importância do diagnóstico precoce pode ser explicada em números. De acordo com os especialistas, quando o câncer de colo de útero é descoberto ainda em estágio inicial, as chances de cura aumentam de maneira drástica, atingindo a casa dos 80% a 90%.

Publicidade

É muito difícil falar em sintomas quando estamos tratando do câncer de útero, tendo em vista que costuma ser uma doença silenciosa. Por isso, a oncologista Michelle Samora, do Grupo Oncoclínicas, defende que exames como o Papanicolau sejam feitos periodicamente, sobretudo nas mulheres que já estão no período da menopausa.

Publicidade

Quando em estágio avançado, os sintomas podem incluir sangramentos vaginais, dor na pelve e corrimento. Apresentando qualquer uma dessas ocorrências, a mulher deve procurar ajuda médica de imediato, a fim de que a doença seja diagnosticada o quanto antes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com