in

Maju Coutinho não esconde descontentamento ao dar notícia ao vivo no Jornal Hoje

Reprodução Globo

Maria Júlia Coutinho, a Maju Coutinho, é uma das jornalistas mais engajadas na causa negra na TV brasileira. Nascida na zona leste de São Paulo, de origem humilde, a apresentadora da Globo milita contra o racismo e deixa isso bem claro durante o telejornal que apresenta diariamente.

Publicidade

No Jornal Hoje, Maju Coutinho deu a notícia sobre um grupo de magistrados de Pernambuco que se manifestou contra uma cartilha criada pela Associação de Magistrados de Pernambuco. Essa cartilha sugere a substituição de algumas expressões consideradas racistas.

A cartilha Racismo nas Palavras sugere a substituição de dez expressões e palavras. No lugar de lista negra, por exemplo, seria usado lista de restrições; mercado negro seria trocado por mercado ilegal; a coisa tá preta seria substituída por a situação está difícil.

Publicidade

Maju demonstra insatisfação ao vivo

A reportagem do JH mostrou que um grupo de 34 juízes se levantou contra a cartilha. O manifesto foi publicado nas redes sociais da juíza Andrea Rose Borges Cartaxo. Assim que a reportagem terminou, Maju demonstrou claramente a insatisfação.
Maju afirmou que a juíza não quis gravar entrevista, mas enviou nota dizendo que luta para combater a ditadura do discurso único.

Publicidade

Ao falar do posicionamento da juíza, Maju não escondeu sua insatisfação com sua expressão corporal e facial. Os telespectadores que assistiam ao Jornal Hoje perceberam. Alguns comentaram sobre o assunto nas redes sociais e demonstraram que gostaram do posicionamento de Maju por meio da expressão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!