in

Faustão e Globo sofrem dura derrota na Justiça e terão que pagar bolada em indenização para telespectadora

Globo/Reprodução

A Rede Globo sofreu uma dura derrota após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. A primeira vencedora do Caminhão do Faustão, quadro que estreou no ano de 1989, no programa de Fausto Silva na emissora carioca, deverá ser ressarcida em indenizações na casa dos R$ 65,6 mil. Tudo teve início quando, no ano de 2015, a Globo decidiu homenagear o primeiro vencedor do Caminhão do Faustão em comemoração aos 50 anos, mas acabou indicando outra pessoa.

Publicidade

Isabel Guedes Secco provou à Justiça ter sido a “legítima merecedora dos prêmios” entregues ao mecânico de barcos Fernando Jacometti. Na época, ele fez uma participação especial no quadro Invasão de Privacidade. Além de um automóvel zero quilômetro, recebeu vários acessórios utilizados em seu ofício como mecânico.

Em sua argumentação de defesa, a Rede Globo disse que o objetivo da premiação não era recordar o primeiro vencedor, mas um dos primeiros. A história do mecânico foi escolhida por ter maior identidade com o público, tendo em vista as dificuldades que enfrenta em sua vida pessoal.

Publicidade

Para motivar sua decisão, a Justiça compreendeu que a argumentação apresentada pela Rede Globo estava infundada, pois no desenrolar da premiação, disse pelo menos cinco vezes que Jacometti teria sido o “primeiro ganhador do caminhão do Faustão”, o que não é verdade.

Publicidade

Neste sentido, a Rede Globo poderá optar em dar os mesmos prêmios que deu para o mecânico a Isabel, ou restituí-la no valor equivalente a R$ 65,5 mil, acrescidos os juros monetários. A emissora carioca ainda pode recorrer da decisão.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com