in

Vídeo de Boechat viraliza e Monalisa Perrone é duramente criticada após protestos no Carrefour

Band/CNN

Esta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra ficou marcada por um caso lamentável de racismo no Brasil. Um homem foi brutalmente morto aos socos e pontapés por dois seguranças do hipermercado Carrefour na última quinta-feira (19). Contudo, a repercussão sobre o caso ocorreu um dia depois, deixando anônimos e famosos revoltados com tamanha crueldade. 

Publicidade

Manifestações contra o racismo se espalharam pelo Brasil, houve relatos de protestos em Porto Alegre, local onde o homem foi morto, em São Paulo, onde houve depredação e até mesmo fogo e no Rio de Janeiro, local que contou com participação de famosos, como Nego do Borel e Rafael Zulu. 

A CNN noticiou as manifestações usou por diversas vezes a palavra vandalismo para dalar sobre os protestos, o que gerou críticas na internet. Monalisa Perrone também usou a palavra para falar sobre as manifestações no supermercado Carrefour em São Paulo que contou com invasão e quebradeira no local.

Publicidade

Internautas que não concordam com atribuição de vândalos às pessoas que participaram do protesto, usaram as redes sociais para relembrar um vídeo do jornalista Ricardo Boechat sobre o assunto vandalismo.

Publicidade

No vídeo que viralizou, o apresentador usa o argumento de que “revolta não é vandalismo”. “Vandalismo é o cacet3!”, disse Boechat no vídeo antigo que voltou a viralizar após protestos contra racismo provocado por morte de homem negro no supermercado. 

Publicidade

A declaração está sendo bastante elogiada por internautas que aproveitaram para criticar a apresentadora Monalisa pelo uso dos termos: “Sobre o que aconteceu hoje no Carrefour da Pamplona, em São Paulo, vale relembrar o que Boechat. Vandalismo é o que o Estado faz com a população. Pega essa visão Monalisa Perrone”.

“Adorei o vídeo que o pessoal resgatou do Boechat falando sobre o que é vandalismo. Revolta não é vandalismo. Não mesmo. O brasileiro está saindo do estado de apatia e isso é muito bom”!, elogia um internauta.

Outro compartilhou o vídeo e enalteceu a fala de Boechat: “Para os defensores das vidraças, o saudoso Ricardo Boechat explica o que é vandalismo e revolta. Como ele faz falta nessa atualidade. Enquanto isso, a @CNNBrasil insiste em chamar os manifestantes de vândalos. Viva a Consciência Negra”.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Ariane

Formada em pedagogia em 2011, atuo como redatora desde 2015. Produzo conteúdo sobre o que sou fã. Séries, músicas e tudo que envolve o mundo pop.