in

Conheça como as novelas mexicanas são gravadas durante a pandemia de coronavírus

MAG

A pandemia do novo coronavirus mudou a forma como as pessoas viam o mundo e agiam no dia a dia. Isso também de reflete na TV. Enquanto programas tradicionais afastaram os apresentadores do grupo de risco ou os colocaram apresentando de casa ou via vídeo conferencia, além de suspenderem a presença das plateias, as novelas, séries e filmes, ganharam uma rotina mais rígida de proteção.

Publicidade

Esse é o caso do Grupo Televisa, que produz as novelas que são exibidas no canal Las Estrellas, no México e que vira e mexe estampam o fim das tardes do SBT. Por lá as gravações demoraram a ser interrompidas, quando comparadas aos Estados Unidos e Brasil, por exemplo, e foram uma das primeiras a retornarem.

Para manter o elenco em segurança, a emissora adotou uma rígida rotina, que consiste em:

Publicidade

Exames de Covid-19

Antes das gravações, toda a equipe deve realizar um exame para detectar Covid-19. Se o ator ou pessoa da produção for diagnosticado, é afastado das gravações por um período e dependendo da situação, as gravações podem ser suspensas, mesmo com outros atores.

Publicidade

Medição da temperatura

A rotina de medir a temperatura não é exclusiva de supermercados e shoppings no Brasil. Para entrar nas dependências da Televisa, todos devem ter a temperatura corporal medida. Caso a temperatura esteja alta, a pessoa é impedida de entrar até que se descubra o motivo da febre.

Publicidade

Máscaras de proteção

Os atores e toda a equipe de produção precisam usar máscara o tempo todo, mesmo nos ensaios. Os atores e atrizes só são autorizados a retirar as máscaras no momento da gravação da cena. Quando as câmeras param de gravar, eles devem colocar a máscara imediatamente.

Desinfecção de objetos

O tempo todo há pessoas limpando os objetos utilizados pelo elenco, como copos, celulares, e qualquer outra coisa que eles venham a tocar. O objetivo é manter o local limpo e livre de vírus, tanto para proteger o elenco, quanto a produção.

Locais para lavar as mãos

Assim como muitos comércios grandes no Brasil e no mundo, nas instalações da Televisa foram colocados lavatórios novos próximos aos locais de gravações para que todos possam lavar as mãos com frequência, sem precisar se deslocar para um banheiro distante do estúdio.

Tapetes especiais

Antes de entrarem nos estúdios, todos os profissionais das novelas mexicanas precisam limpar os sapatos em um tapete especial que desinfeta os calçados, matando possíveis vírus que estejam nas solas.

Mesmo com todos esses cuidados, muitos famosos da emissora foram contaminados, como as atrizes Chantal Andere e Itati Cantoral.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Guti M

Redator de entretenimento e curiosidades