in

A Cinco Passos de Você decepciona com clichês e distanciamento do público

CBS

As tragédias românticas adolescentes fascinam o mundo desde que William Shakespere escreveu seu famoso Romeu e Julieta, e aos poucos o cinema foi criando novas estórias sobre a temática, como Um Amor para Recordar, qualquer adaptação dos livros de Nicholas Sparks, e mais recentemente, A Culpa é das Estrelas, cujo público-alvo é justamente onde A Cinco Passos de Você colocou suas expectativas, de forma que a comparação se tornou inevitável. 

Publicidade

Em A Cinco Passos de Você, dois adolescentes sofrem de uma doença (Fibrose Cística) cuja interação entre pacientes pode ser fatal, de forma que o protocolo rege uma distância mínima entre dois pacientes da mesma doença. Mas como tudo que é proibido é mais gostoso, obviamente ambos se apaixonam e tentam viver uma história de amor impossível.

O longa desperta a simpatia imediata do público ao trazer o jovem galã de Riverdale, Cole Sprouse, ao lado de Haley Lu Richardson, praticamente desconhecida. A química entre ambos é imediata, e o público, carente de uma boa história de amor, logo compra o casal. O filme tinha tudo para decolar. 

Publicidade

Infelizmente, o arco narrativo dos personagens parece divido em dois: até determinada tragédia, que é de longe o ponto alto do filme, emocionando os espectadores, a narrativa é coesa e bem construída, mas logo após se torna esparsa, aleatória e sem sentido, descasando a empatia do público, que deixa de se importar com o casal de protagonistas tamanha é a falta de nexo e senso que se segue. Adolescentes são criaturas de bom senso questionável, mas existe uma construção de personagem que precisa fazer algum sentido, e isso se perde na metade do filme. 

Publicidade

Talvez a derrocada se dê por culpa da direção, que rodou diversos finais alternativos, e resolveu escolher um completamente diferente do livro que inspirou o filme. Fato é que o filme não consegue sequer chegar perto ao seu comparativo, e mais do que isso, se distancia muito mais que cinco passos do público, sendo muito fácil de se esquecer rapidamente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Bene!

Um curioso acima de tudo. Amante das artes, busco viver sem rótulos e explorar o que a alma pede. Escrevo sobre o que gosto, amo, odeio, me faz pensar e me faz sentir. Espero que minhas ideias, palavras e ações sejam meu legado. Bem vindos e espero que gostem.