in

‘Eu matei os neurônios do meu filho’: repórter da Globo causa comoção com desabafo sobre rara doença

Jornalista Larissa Carvalho/Instagram

A jornalista Larissa Carvalho, que trabalha na Globo Minas, iniciou uma campanha em prol da disseminação do teste do pezinho em todas as maternidades do país. O exame é crucial para detectar doenças existentes nos recém-nascidos, sendo capaz de mudar para sempre a vida de uma pessoa. Mãe de dois garotos, Théo, de 4 anos, e João, de 15, vive um drama familiar por conta da saúde do caçula.

Publicidade

A criança foi diagnosticada com acidúria glutárica, uma doença rara do metabolismo que o torna intolerante a proteínas. Inicialmente, a família não sabia do diagnóstico, motivo pelo qual Théo foi alimentado de maneira inapropriada até completar 1 ano e 10 meses. O resultado foi danos severos ao cérebro, que hoje limitam os seus movimentos e capacidade de fala.

O problema poderia ser resolvido desde que a criança passasse pelo teste do pezinho, logo ao nascer. O exame é capaz de apontar a presença de doenças hereditárias, iniciando o tratamento desde então, ampliando as chances de sucesso.

Publicidade

Publicidade

Recentemente, Larissa concedeu uma entrevista para o
TEDx Talks, em parceria com a PUC Minas, e falou a respeito de seu drama pessoal. “Eu matei os neurônios do meu filho”, declara a repórter em um trecho do vídeo.

Publicidade

Hoje em dia, Théo leva uma dieta restrita, não podendo ultrapassar a quantia de 10 gramas de proteína por dia. “A gente nunca correu junto, a gente nunca chutou uma bola os três juntos. E não iremos: o Théo não senta, não anda e não fala”, diz Larissa. Com o seu drama pessoal, a jornalista quer incentivar outras famílias a respeito da importância da realização do exame.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com