in

José de Abreu, rival de Jair Bolsonaro, é hackeado no Instagram e fica enfurecido

A Crítica/Divulgação | Globo/Reprodução

José de Abreu foi vítima de um ataque hacker e acabou perdendo o acesso ao seu perfil pessoal no Instagram. Seja por coincidência ou não, ele é mais uma das pessoas do meio artístico, críticas públicas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a sofrer ataques do tipo no decorrer dos últimos dias.

Publicidade

Por volta da 0h dessa terça-feira (20), o ator conseguiu recuperar o perfil. Pouco tempo depois, publicou para os seguidores dizendo que havia sido um hacker russo a promover o ataque. “Recuperei minha conta. Hacker russo queria negociar! Bobo”, debochou, aos risos.

José de Abreu caiu em um golpe que tem sido comum durante a pandemia. Os hackers enviam mensagens pelo direct do perfil da vítima, dizendo pertencer à administração do Instagram, informando que a pessoa corre o risco de perder a conta a qualquer momento. Para evitar o banimento, a pessoa precisa clicar em um link, o qual será capaz de anular esta possibilidade.

Publicidade

Quando a vítima desavisada clica no suposto link, acaba dando acesso integral de sua conta aos hackers que, ao invadir o perfil, mudam a senha. O objetivo dos criminosos é extorquir a vítima, pedindo dinheiro em troca da liberação da conta. José de Abreu não apresentou muitos detalhes de como teria sido essa conversa com o suposto russo.

Publicidade

Situação semelhante aconteceu com Tuca Andrada, Virginia Cavendish e outros nomes do meio artístico que se manifestam publicamente como opositores ao atual governo. Apesar disso, não há provas para se atestar que exista relação entre as duas coisas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com