in

Afastado da PM do Rio, youtuber Gabriel Monteiro é condenado por notícias falsas

Gabriel Monteiro/YouTube | Reprodução

Gabriel Monteiro, youtuber que foi expulso da Polícia Militar do Rio de Janeiro em agosto, recebeu uma condenação através da 230ª Zona Eleitoral. Ele, que é candidato a vereador, terá que pagar a quantia de R$ 5 mil por disseminação de notícias falsas. As informações foram apuradas pelo jornalista Ancelmo Góis, publicadas em sua coluna no jornal O Globo.

Publicidade

De acordo com a referida fonte, Gabriel Monteiro estaria usando suas redes sociais, onde possui um grande engajamento, com milhões de seguidores, para disseminar notícias falsas que poderiam favorecer a sua candidatura política, em prejuízo de outros candidatos.

Publicidade

Publicidade

A grande polêmica envolvendo o youtuber aconteceu recentemente, quando atacou Ibis Pereira, coronel reformado da Polícia Militar do Rio que é candidato a vice-prefeito na chapa de Renata Souza, do PSOL. Na ocasião, Gabriel Monteiro questionou o fato do policial ter sido supostamente encontrado no interior de uma favela em reunião com criminosos.

Publicidade

A multa aplicada contra Gabriel Monteiro tem relação com novas acusações feitas ao coronel Ibis Pereira por meio de seu perfil no Twitter. O juiz que tomou a decisão exigiu que a publicação seja removida imediatamente por ferir a campanha eleitoral. O Twitter também recebeu uma punição por ter apresentado demora para a remoção do conteúdo.

O PM era lotado no 34º BPM (Bangu) e faltou ao serviço no dia 22 de julho, sem dar satisfação para a corporação até o dia 31 do mesmo mês, configurando o crime de deserção. Ele chegou a ser expulso, sendo posteriormente reintegrado ao se apresentar. Desta vez, Gabriel Monteiro pediu afastamento para concorrer às eleições.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com