in

De graça, Bolsonaro ‘toma’ jogo da seleção brasileira da Globo e exibe na TV Brasil

O Brasil venceu o Peru por 4 a 2, na noite desta terça-feira (13), em jogo válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Diferente do habitual, a partida não foi transmitida pela TV Globo. Isso aconteceu devido à mudança da Fifa em relação aos direitos de transmissão.

Publicidade

A entidade máxima definiu que a seleção mandante é dona dos direitos. Por este motivo, as emissoras interessadas em transmitir as partidas precisam negociar com cada Confederação. A Globo chegou a acordo com a CBF e com a AFA, porém, só pode exibir os jogos de Brasil e Argentina disputados em casa.

A emissora tentou acordo com a empresa que cuida dos direitos de transmissão da seleção peruana, mas o negócio não foi fechado. Sem a Globo, coube a CBF negociar com GolTV Peru e garantir a transmissão da partida da seleção brasileira ao vivo.

Publicidade

TV Brasil transmite jogo da seleção brasileira

Sem Globo, o governo federal entrou em contato com a CBF para que a partida fosse transmitida pela TV Brasil, o canal público. Até aquele momento, a entidade máxima do futebol brasileiro não havia chegado a acordo pelos direitos de transmissão.

Publicidade

A poucas horas da partida, porém, houve acordo. O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, deu a notícia em sua conta oficial no Twitter. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também informou que a TV Brasil iria transmitir. 

Publicidade

A CBF assegurou os direitos e poderia transmitir em seu site (como aconteceu) e repassar para um canal público, sem dinheiro envolvido. Ou seja, a TV Brasil transmitiu a seleção brasileira sem gastar um centavo e o narrador da partida ainda mandou abraço para Bolsonaro durante o jogo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!