in

Fifa ‘imita’ Bolsonaro, Globo não tem como pagar e fica sem jogos da seleção brasileira

Reprodução Globo

A Globo segue com sua programação normal na noite desta terça-feira (13). O Jornal Nacional começa às 20h40, logo depois do Horário Político. Em seguida, vai ao ar mais um capítulo da reprise da novela A Força do Querer e, na sequência, a emissora exibe a série Sob Pressão – Plantão Covid.

Publicidade

Tudo normal, certo? Nem tanto. A seleção brasileira enfrenta o Peru pela segunda rodada das Eliminatórias. A partida está marcada para às 21h de hoje e não será transmitido na TV. Quem quiser assistir ao jogo do Brasil terá que ser assinante do EI Plus ou do canal pago do Youtube “Canal Del Futbol”.

Fifa muda regras

Há alguns meses, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criou polêmica ao editar a Medida Provisória que determina que o clube mandante é dono dos direitos de transmissão de uma partida; e cabe a ele negociar com as empresas interessadas em exibir o jogo.

Publicidade

A Fifa tomou decisão parecida e determinou que o direito de transmissão das partidas das Eliminatórias não pertencem à Conmebol, mas, sim, às seleções mandantes. Isso significa que jogos da seleção brasileira no Brasil serão negociados pela Conmebol. Já nas partidas, caberá à confederação mandante negociar.

Publicidade

No jogo de hoje, o Peru é o mandante. A confederação peruana negociou os direitos de transmissão com a Mediapro, que repassou ao EI Plus e ao canal pago no Youtube. A espanhola Mediapro pediu 20 milhões de dólares à Rede Globo, que achou o valor alto – o dólar está acima dos R$ 5.

Publicidade

A Globo fez contraproposta de pouco de 50% desse valor, mas não houve acordo e a emissora ficou sem a partida do Brasil contra o Peru. As empresas seguem negociando para próximos jogos. Exceção feita a Brasil e Argentina, que venderam seus direitos à Globo, as outras oito seleções negociaram com o Mediapro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!